31 julho, 2009
A rainha do «photoshop»
30 julho, 2009
Já foram felizes, agora querem ser «europeus»
Um demagogo com a lição bem estudada
Trabalho e produtividade
«(...) Os hábitos de total falta de auto-indisciplina de trabalho dos portugueses estão estudados. O mito, ainda não desmentido, é o de que os portugueses trabalham muita parra para produzir pouca uva, horas a fio entre reuniões longuíssimas que começam sempre atrasadas depois de intervalinhos para café. Mais: temos medo de sair cedo, parece mal, antes do chefe nem pensar, as mães que o ousam são apontadas de lado, o importante é colocar o casaco nas costas da cadeira muito cedo e desligar a luz muito tarde. E depois dizer, num desabafo que é metade cansaço e metade bazófia, que trabalhamos muitas horas. Coleccionar horas de trabalho é uma espécie de estatuto, uma paranóia nacional, tal como ter muitos "amigos" no Facebook: o que interessa é que sejam muitos(...)»
Duas ilhas, duas posturas
A redenção de Fátima
A frase do dia
29 julho, 2009
A «lista negra» dos encarnados
O regresso dos campeões reformados
28 julho, 2009
«Se venia venir»
Descansem os que estão preocupados com o futuro profissional de Osório. Diz-se que este jovem caiu no goto de Mário Soares aquando da realização do livro sobre os 25 anos do 25 de Abril. A partir daí não se largaram. E o «pai» Soares, homem ainda muito influente por cá e junto dos seus amigos da Prisa, não é de deixar cair os seus «protegidos».
A polícia de olho em Santa Maria
Muito ruído, poucas decisões
A nossa salvação ou o enterro definitivo?
27 julho, 2009
O louco campeonato das contratações obscenas
As ambições de «Sara Paula»
Governo em mira técnica
26 julho, 2009
Sócrates sem rede
A deputada «parisiense»
A produtiva fábrica de campeões
Foi um Tour sem grande espectáculo e, segundo as primeiras análises, felizmente sem doping. Mas com um vencedor incontestável.
A fábrica de campeões que instalaram em Espanha continua a produzir atletas de elevada qualidade. Com mais do que um atleta por modalidade, nuestros hermanos dominam no futebol, no ciclismo, no ténis, no motociclismo e na Fórmula 1. Não pode ser por acaso. A aposta no desporto aquando dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, continua a dar frutos.
25 julho, 2009
Susto de morte
24 julho, 2009
Manuela atacada pela gripe J(ardim)
Um gigante com pés de barro
Uma socialista «independente»
Vou ali e já venho
Quem sabe, nunca esquece
Lar, doce prisão
23 julho, 2009
Ensaios sobre a cegueira, a negligência e a ignorância
O excêntrico «naked cowboy»
«A felicidade não interessa a ninguém»
Trata-se de um artigo de revista exemplar que devia ser mostrado nas escolas que ministram os pretendidos cursos de comunicação social ou de ciências da comunicação, como pomposamente sói dizer-se.
21 julho, 2009
Justiça transparente
O conselheiro Bento
20 julho, 2009
Precisa-se guarda-redes. Resposta para o Estádio da Luz
Campanhas assépticas
If you believe they put a man on the Moon
19 julho, 2009
Jogadas de secretaria
Publicidade encapotada
«Pum», «Pum»
O banco cavaquista
18 julho, 2009
Os Jogos H1N1
Os americanos perderam o seu jornalista de confiança
Sobre ele, Brian Williams, o actual apresentador do NBC News, disse que se «dirigia à nação enquanto outros apresentam informações». Walter Conkrite, conhecido por ser o jornalista mais fiável da história da América, tornou-se conhecido por dar na sua cadeia de sempre, a CBS, a notíca em primeira mão da morte do presidente JFK. A guerra do Vietname, os primeiros passos na Lua ou o escândalo Watergate também foram outros marcos da história dos Estados Unidos que cobriu. Para os americanos, Conkrite era uma espécie de um «familiar» que lhes entrava todos os dias pela casa a dentro. Coisa que, em Portugal, infelizmente, não abunda. Morreu ontem, aos 92 anos.
17 julho, 2009
As derrotas de Pinto da Costa
A frase do dia
«Jardim tem um mérito: diz o que pensa. O pior é que pensa o que diz», Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 17 Julho 2009