04 julho, 2008

Recepção calorosa em Paris

Nicolas Sarkozy - Toma lá um choco «à Sarkozy». Se não fosse a Carla aqui ao lado, convidava-te para jantar a sós no Eliseu...
Ingrid Betancourt - Uiiiiiiii. Já tinha ouvido falar da tua fama no rádio de pilhas que tinha na selva, mas nunca pensei que fosses tão quente, Sarko...

Relatório torrencial

O Relatório do Tribunal de Contas arrasa a gestão da empresa Águas de Portugal. Números catastróficos, mas que dão para benesses e prémios vários, bem como 2,5 milhões para comprar carros novos. Enquanto na gestão pública ninguém for preso, o regabofe vai continuar. A malta que vive do fartar vilanagem, continua sem saber o que é a crise. Mário Lino diz que não é nada com o governo dele. É a história de sempre: «Não é comigo, é com o meu colega».

Um governo, um porco e uma bicicleta

A Eurosondagem, propriedade do socialista Rui Oliveira e Costa, realizou uma sondagem que garante a liderança folgada para o PS de Sócrates com 40 por cento das intenções de voto. O PSD, já com Ferreira Leite, vem na vice-liderança com apenas 29 por cento. O fenómeno Bloco continua cheio de gás, com os apaniguados de Louçã a roçaram os...10 por cento. Quase a desaparecer do mapa está o CDS. Daqui se constata que, salvo hecatombe, a votação da esquerda, a do centro e a mais radical, vai ser gorda no próximo ano e que, ao contrário do que se por aí diz, a erosão do PS não é assim tão acentuada. Partindo-se do pressuposto que Sócrates não aguenta governar o país sem maioria, não se admirem se o dr. Louçã e a menina Drago chegarem a ministros no próximo governo. Depois de já se ter visto um porco a andar de bicicleta, não se pode dizer que fosse completamente descabido.

A capital da facada

Londres está a tornar-se uma cidade perigosa. Uma espécie de capital das armas brancas. O número de adolescentes esfaqueados, alguns deles mortalmente, nos últimos meses fez disparar os sinais de alarme. Mas domingo à noite o macabro atingiu marcas inimagináveis. Dois estudantes franceses foram encontradas numa casa do sul de Londres com um total de 252 facadas infligidas nos respectivos corpos. Ao abandonarem o local do crime, o/os criminosos deitaram fogo à casa. Não se conhece o móbil do crime. Já temos argumento para filme.

Os perigosos animais com armas

Arrepiante o relato de Ingrid Betancourt dos 6 anos de cativeiro depois de ter sido recebida no Eliseu por Sarkozy. Com uma lucidez rara, Ingrid lembrou que esteve algemada durante os «3 primeiros anos de sequestro, 24 horas por dia, em plena selva colombiana e que percorria com os guerrilheiros nas deslocações entre acampamentos cerca de 300 quilómetros/média por ano. «Sem sol, sem céu, o “tecto era verde”, foi como Betancourt descreveu o seu cenário habitual de cativeiro, sempre rodeado por animais, desde formigas a plantas que mordiam, até tarântulas mortíferas e escorpiões. Mas as palavras mais impiedosas foram para os seus verdugos: «Os animais mais perigosos eram os homens que seguiam atrás com as suas armas», descreveu.
Os apelos da família que escutava na rádio e a «espiritualidade tremenda para não cair no abismo», foram a chave para não desistir. Um exemplo. A pedido do Papa, Ingrid estará no Vaticano dentro de dias e certamente vai coleccionar distinções nos próximos tempos.

A frase do dia

«Estar no Governo é como a Alice no País das Maravilhas, o mundo altera-se», Luís Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças do governo Sócrates, Jornal de Negócios, 4 Julho 2008