18 julho, 2008

Um caso clínico

Se Pedro Silva Pereira é o clone de José Sócrates em termos fisionómicos, Luis Filipe Menezes é a cópia, quase melhor do que o original, de Santana Lopes no errático comportamento político. Um misto de esquizofrenia, obsessão, enventualmente alguma compulsividade. Política, está claro. Menezes antecipou para Julho de 2008, em artigo de página inteira publicado no DN, as declarações que anunciara para Outubro de 2009 sobre o PSD e o País. Um rosário de lamentos e de teorias da conspiração. Salvo melhor opinião, creio que estamos perante um caso clínico.

A frase do dia

«Numa sociedade miserável, o que se redistribui é sempre a miséria», Vasco Pulido Valente, in «Público», 18 Julho 2008

Jardim, estamos contigo!

O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, insurgiu-se hoje que um "país teso como é Portugal" conceda crédito a uma Angola com "petróleo e diamantes" e recuse à Madeira a possibilidade de contrair empréstimos para o seu desenvolvimento.
"Angola tem petróleo, diamantes e tem mais não sei o quê, um país teso como Portugal vai a Luanda abrir linhas de crédito e a Madeira, que precisa de créditos que é a Madeira que paga, o primeiro ministro proibiu a Madeira de recorrer ao crédito", disse numa inauguração no Estreito de Câmara de Lobos.
Fonte: Agência Lusa

Condenado saiu em ombros

Soou o primeiro apito em tribunal. Valentim Loureiro foi absolvido por corrupção, é certo, mas, também é certo, foi condenado, com pena suspensa, por prevaricação e abuso de poder. Posto isto, é inacreditável que saia do tribunal de Gondomar, armado em vítima, quase em ombros, aos beijinhos aos populares manipulados que dizem ser ele «amigo dos pobres», mas ainda é mais inacreditável que permaneça, como se nada fosse, a gerir uma câmara municipal e a presidir à Assembleia Geral da Liga de Clubes. Valentim não tem vergonha, mas tendo em conta o país em que vive, acaba por ser o menos culpado de mais uma palhaçada.
PS: O PS de Gondomar deve pensar bem quando pede a demissão de Valentim da Câmara. A doutora Felgueiras está num «poleiro» para o qual nunca devia ter voltado. Quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedras.

Parabéns, «Madiba»!

Parabéns para Mandela. «Madiba», como os sul-africanos carinhosamente o tratam, porventura a figura mundial mais consensual e carismática viva, cumpre hoje 90 anos.

Xana mordeu o anzol e fez um flic Flak

A «Visão» desta semana dá-nos um dica com um certo quê de insólito, sugerindo um link do You Tube, onde durante uma actuação do grupo Rádio Macau, em Vila Nova da Barquinha, o guitarrista Flak prega uma rasteira na vocalista, Xana, que, acto contínuo, não foi de modas e respondeu com um sopapo no simpático colega. Ali, diante de algumas centenas de fãs. É caso para dizer que Xana mordeu o «anzol». Informam-se os mais impacientes no visionamento do video que em baixo apresentamos, que a cena escaldante aconteceu quando o relógio marca 5m04s.
VIDEO

Mora um robôt em Belém

Cavaco mandou uns recados para o governo, para os portugueses e para os bancos. Coisa rara. O PR, mais falador do que é habitual, explicou que as suas intervenções são, por norma, articuladas, com o executivo, justificando que o Presidente «não deve surpreender» quem está em funções governativas. De facto, este homem é um robôt. Só diz o que quer, quando quer e como quer, não se desviando um milímetro do que planeou no gabinete com a sua entourage. Por muito que lhe custe, até a amiga Ferreira Leite tem de ser encarada com equidistância. Para Cavaco, trabalho é trabalho, conhaque é conhaque...

As pérolas de Vieira

* «Eu tinha uma posição clara de que o Benfica não deveria ir à Liga dos Campeões. Não quero ganhar fora do campo»

* «Madaíl é uma enguia»

* «Valentim é um aldrabão e um mentiroso»

* «O futebol português é um estado siciliano»

* «Sou um homem de projectos e não de pontapé na bola»

* «Não sou o responsável pelos meus resultados da equipa. Eu não treino»

Fonte: «Grande Entrevista», RTP1, 17 Julho 2008

Os criminosos do doping

Um, dois, três. Beltrán, Dueñas e Riccò. Deram todos «positivo» por EPO. O último dos quais, o italiano da Saunier Duval, ganhou 2 etapas nesta Volta a França e já era comparado ao malogrado Marco Pantani. Todos eles foram, à luz da lei francesa anti-doping, tratados como criminosos e estão sob alçada judicial. O Tour e o ciclismo estão à beira da morte. O óbito está assinado. Encostem as bicicletas em 2009 e regressem no ano seguinte. Pode ser que o povo se esqueça.

Balsemão, o coração mole

Quem disse que os magnatas dos «media» eram uns sovinas? Balsemão demonstrou hoje o seu enorme coração ao decidir um aumento intercalar de 5 por cento para os trabalhadores da Edimpresa que recebam até 1500 euros brutos como forma de enfrentar os recentes aumentos dos combustíveis. Os sindicatos não poupam elogios ao Citizen Kane de Carnaxide. «Consciência empresarial», é como uma «peça» da SIC qualifica a atitude do «boss». O respeitinho é muito bonito e como o patrão até é um gajo porreiro...

Palmadinhas nas costas

«Venho aqui dar uma palavra de confiança a Angola no trabalho que o Governo angolano tem feito que é, a todos os títulos, notável. Basta olhar para os indicadores (...) é um prazer poder assistir a um país com dinamismo, vibração, com entusiasmo e com consciência do seu futuro», José Sócrates, em declarações na XXV Feira Internacional de Luanda (FILDA), Agência Lusa, 17 Julho 2008

Um bico de obra

O Nobel de Lanzarote vai ter uma fundação com o seu nome na Casa dos Bicos. Diz a oposição camarária de direita, que não gostou da ideia do executivo de António Costa, que o histórico imóvel lisboeta é um «bife do lombo» no património da autarquia. «A mim amam-se muito neste país, mas tambem me odeiam bastante», disse Saramago. Pudera. Com «jangadas de pedra» e teorias sobre a Ibéria, não deves querer ter muitos amigos cá na terra...

Arquive-se e está encontrada a «solução»

O Procurador-Geral da Répública anunciou que na segunda-feira vai haver uma «solução» para o caso Maddie. Segundo a bem informada imprensa, que não falha uma, este número de suspense de Pinto Monteiro vai acabar em arquivamento. O habitual na Justiça portuguesa.

O duplo de Sven

Jornalistas, treinadores e jogadores já foram vítimas do sósia do sueco Sven Goran Eriksson (foto direita). O verdadeiro Eriksson, que vai desempenhar o cargo de seleccionador mexicano, foi alertado pela federação daquele país que alguém que, por todo o pais, se faz passar pelo ex-técnico do Benfica.