18 agosto, 2008

Drama no «ninho de pássaro»


A star do desporto chinês, Liu Xiang, protagonizou um dos momentos mais dramáticos dos JO para os seus compatriotas. Após meses de reclusão, o atleta dos 110 metros barreiras, reapareceu para participar na prova, mas nem chegou a iniciá-la devido a uma lesão no pé direito.

Correspondente ou terrorista checheno?

É uma personagem que nos habituámos a ver nos ecrãs. Um português de gema, muito castiço, por sinal, mas cuja barba o faz assemelhar-se a um terrorista checheno. Ou, quiçá, um qualquer Karadzic, disfarçado de professor de medicinas alternativas. Afinal, José Milhazes é um dos melhores correspondentes da nossa imprensa. Documentado e falando o russo de maneira tão irrepreensível, que já fez esquecer o imortal Carlos Fino. Mas ao contrário deste, não deixa de dizer «presidient», quando quer falar de Medved, agora, ou Putin, no passado. No fundo, o Zé é um «turbo» correspondente. Trabalha para a SIC, para a TSF e também faz uma perninha no «Público».

A frase do dia

«A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais (...) Nunca na vida vinha para aqui para viajar e ver os Jogos. Para isso não vinha. O meu pensamento nunca foi assim», Vanessa Fernandes, triatleta, depois do 2º lugar na prova olímpica, Agência Lusa, 18 Agosto 2008

Para quê trabalhar?

Lisboa, 18 Ago (Lusa) - A PSP de Lisboa identificou cinco homens suspeitos de assaltos a marcos de correio no valor estimado de cem mil euros, anunciou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa. Os suspeitos roubavam de marcos dos correios cartas com cheques, depositando-os em contas de empresas fantasma, falsificando as assinaturas dos destinatários originais. Os cinco arguidos ficaram sujeitos a termo de identidade e residência. Durante as buscas, a polícia encontrou cheques roubados, um computador com o qual os suspeitos criavam os carimbos das empresas falsas, um carro roubado e outro comprado com os ganhos do roubo de correspondência.

Demagogia versus silêncio

Fresco como uma alface, e a transbordar boa disposição, José Sócrates regressou hoje de «vacances» e anunciou, ao melhor estilo propagandístico, que o seu governo já criou 133 mil postos de trabalho desde o início da legislatura. Manuela Ferreira Leite continua em paradeiro desconhecido e sem nada para dizer. É verdade que estamos em Agosto, mas quando acordar a senhora vai ver que é tarde demais. E o povinho, entre a demagogia e o silêncio, prefere a primeira hipótese.

Uma questão de patriotismo

Ora aí está a manchete que muito dificilmente podíamos ver num qualquer título da imprensa desportiva portuguesa, mesmo que Naide Gomes ou Nélson Évora trouxessem o ouro para Portugal. Critérios...

Eh,pá, fogo!

Eh, pá, fogo! O meu «pessimismo militante», nas palavras do sempre assíduo e simpático leitor Tino, não se confirmou. A Vanessa conseguiu um belo título de vice-campeã olímpica na prova de triatlo. Podia ser melhor, mas também podia ser pior. Sou um insatisfeito, não é? Eh, pá, fogo!