02 maio, 2011

Efemérides de 1 de Maio

Não deixa de ser uma terrível coincidência que para a história a morte de Bin Laden tenha acontecido no dia da beatificação de João Paulo II...Osama, santo subito também?

Simplesmente «Dr. Balsemão»

Estava a almoçar e a fazer «zapping» na pequena «pantalla» quando vejo a programação da tarde da SIC-Notícias. Qual não é o meu espanto, quase me engasguei, quando o primeiro programa da grelha é «Especial Entrevista» com...«Dr. Balsemão». Assim. Sem tirar, nem pôr. O respeito pelo boss é muito bonito, mas a reverência canina já cheira a um acto de lambe-botismo primário. Será que o director, António José Teixeira, também acena com a cabeça?

Realidade ou ficção?

As networks anunciam com estrondo que o vídeo do enterro de Osama vai ser mostrado em breve. É bom que o seja, até porque as dúvidas aumentam sobre a palavra dada pelos americanos que o ADN do alegado terrorista morto no Paquistão coincide com o da sua irmã. De facto, são muitas as interrogações que se levantam. 10 anos para apanhar um homem que sempre se disse estava em território paquistanês? Porquê agora, a pouco mais de um ano de eleições presidenciais, quando muitos americanos estão desiludidos com Obama? Mera coincidência? Mestres na teoria da conspiração e na arte de criar ardilosas histórias, umas inverosímeis, outras assustadoramente próximas da realidade, os «yankees» arriscam-se a levar mais uma mártir ao altar de Alá. Se um cretino é um cretino, um troféu de guerra também é um troféu de guerra, mas de pouco valerá se a réplica «yadista» se propagar, com um vírus, à escala mundial.

Morreu o mito, a inspiração permanece

Final de domingo vibrante nos «states». Obama anuncia que o inimigo número 1 da América foi aniquilado. 10 anos depois, e após rios de dinheiro investidos, o «cérebro» da Al-Qaeda foi morto. A verdadeira obsessão de Washington foi finalmente erradicada. O terrorismo é que não, provavelmente será potenciado. Bin Laden era, hoje em dia, apenas um homem, a Al Qaeda é, actualmente, uma rede, uma ideologia e uma inspiração para milhares de fanáticos um pouco por todo o Globo. Se o 11 de Setembro aconteceu deve-se a Osama Bin Laden. O que tem acontecido de 2001 até aos nossos dias já é fruto do «vírus» terrorista contra a globalização e o mundo americano. Morreu Bin Laden, a Al Qaeda e o terrorismo seguem dentro de momentos.