09 março, 2008

Hay que salir...a salir

O confrangedor empate com a União de Leiria, último classificado com 9 pontos, tornou inevitável a decisão. José António Camacho demitiu-se. O técnico que «não sabia» o que se passava com os jogadores e a equipa, reconheceu que já não pertencia a este filme. Derrota em toda a linha para Luis Filipe Vieira, que o trouxe no início da temporada depois de escorraçar Fernando Santos ao fim de um empate com o Leixões. Más notícias para o Benfica, boas notícias para o Governo. A novela Benfica vai alimentar jornais pelo menos na próxima semana.

Dois mundos separados por 100 metros






Separados por escasso 100 metros, o Pavilhão de Portugal e o Casino de Lisboa, são bem a imagem do País. O primeiro, outrora elevada a ícone da Expo 98, está hoje deprimentemente abandonado, com evidentes sinais de degradação, sendo visíveis algumas rachas. A infraestrutura capitalista e feérica, está mais pujante do que nunca e, juntamente com o Centro Vasco da Gama e o Pavilhão Atlântico em dia de espectáculo, permite captar milhares de visitantes todos os dias para o recinto onde se realizou a exposição universal dos oceanos. Só para os mais esquecidos, em Maio próximo completam-se 10 anos sobre o início da Expo.

O profeta Jardim

«Não me admira que o oportunismo do primeiro-ministro, mais cedo ou mais tarde, despeça a ministra da Educação, dizendo que ele, coitadinho, não tem nada com o assunto e que a culpa era da ministra tal como ele já fez com o ministro da Saúde (...) Ele é uma pessoa com muita lata, mas penso que não terá lata em fazê-lo imediatamente, mas que ela vai pagar as culpas, lá isso ela vai antes das eleições», Alberto João Jardim, comentando a manifestação de professores, Agência Lusa, 9 de Março 2008

Os três mosqueteiros

José Miguel Júdice, Vital Moreira e Emídio Rangel, são os mais indefectíveis opinion makers pró-Governo. Mas é o ex-director da SIC e da TSF que, invariavelmente, profere as declarações mais encarniçadas. Demolidor e impiedoso é o mínimo que se pode qualificar do artigo de Rangel no «Correio da Manhã» de ontem: «Confesso que tenho vergonha destes pseudoprofessores que trabalham pouco, ensinam menos, não aceitam avaliações e transformaram-se em soldados do Partido Comunista, para todo o serviço». O título do artigo tambem não augurava nada de bom: «Hooligans em Lisboa». Menos mal, que pese embora os cerca de 100 mil «desordeiros» que «desembarcaram» na capital, não se registaram incidentes com a polícia...

Motas no deserto

O campeonato do mundo de motociclismo começou hoje no Qatar, com a primeira corrida nocturna da história da modalidade. Eram 8 da noite no circuito de Losail quando se iniciou a primeira corrida de 125 C.C. Os pilotos queixam-se da baixa temperatura, que limita a aderência dos pneus aos asfalto, potenciando as quedas. Mas os petrodólares compram tudo. Para que nada faltasse, o sistema de iluminação instalado ao longo da pista foi de 5,4 milhões de watts, que segundo os especialistas daria para iluminar uma auto-estrada entre aquele Emirado árabe e Moscovo.