10 dezembro, 2008

Intriga de bastidores

O Primeiro-Ministro recebeu hoje os partidos com assento parlamentar em S. Bento, na véspera de partir para uma cimeira europeia em Bruxelas. Curiosamente, salientou a repórter da SIC-Notícias, a delegação do CDS, liderada por Paulo Portas, foi a que manteve uma reunião mais longa com Sócrates. Bem mais longa. Prenúncio de coligação pós-eleitoral?

A vingança do chinês

Especulam os jornais que Sócrates & companhia já decidiram o «presente», envenenado por certo, que vão dar a Ana Gomes, em permanente voo rasante ao governo por causa dos aviões da CIA. A eurodeputada terá sido a escolhida para levar uma «banhada» na corrida com Fernando Seara à Câmara de Sintra, no Outono de 2009. Ninguém tem dúvidas que o «careca do Benfica» vai dar uma cabazada à senhora e ganhar algum tempo enquanto não surge a sua hora para cumprir um deste dois sonhos: ser presidente do Benfica ou da Federação Portuguesa de Futebol.

«Senador» com queda para o disparate

Do «pai da pátria» esperávamos um outro inconformismo, mas Mário Soares é assim, imprevisível. O ex-Presidente considerou um «'fait-divers' que surge para arranjar um problema para vender mais jornal», a polémica sobre as faltas dos deputados na passada sexta-feira. «Não vale a pena fazer disso um caso importante, porque não é», referiu. Uma tolice, ainda por cima vindo de quem já devia ter idade para falar apenas quando quer. Injustiçado por muitos, Eanes diz mais calado que muitos ex-presidentes e primeiros-ministros com tendência para imitar papagaios, com verborreia e queda para o disparate.

Uma molha para inverter a decadência

A APEL propôs que a Feira do Livro de Lisboa do próximo ano se inicie a 23 de Abril, ou seja, um mês antes do que é habitual, e com pavilhões mais modernos, em substituição das inestéticas barracas que há anos decoram o Parque Eduardo VII. Inverter o trajecto de decadência deste popular evento é o objectivo dos organizadores, mas pouco há a fazer quando em cada esquina da cidade nos deparamos com micro e médias feiras do livro, em sítios mais ou menos improváveis. Se a proposta vingar, só esperamos que Abril, o mês das águas mil, não pregue uma partida.

O suspeito do costume

Medina Carreira, o suspeito do costume quando é preciso convidar alguém para dizer mal para situação, senta-se esta noite diante de Gomes Ferreira, na SIC-N. Antecipamos em rigoroso exclusivo, e sem recurso a bola de cristal, que o fiscalista vai dizer que temos de mudar de vida, que o governo só tem feito tolices e que isto não mudará enquanto não se cortarem nas prestações sociais. O homem está carregado de razão, o estilo arrogante é que já causa algum enfado. Tão arrogante que agora só dá entrevistas para televisões e em espaços com grande audiência.

A frase do dia

«O “socratismo” é a demonstração da política de imagem, sondagem e sacanagem», José Adelino Maltez, politólogo e professor catedrático do ISCSP, semanário «O Diabo», 10 Dezembro 2008