27 novembro, 2008

«Magalhães» sem fronteiras

A cereja no topo do bolo de uma semana quase perfeita para Sócrates. De visita por Lisboa, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão disse estar «interessadíssimo» no projecto Magalhães, que permitirá «reintroduzir a Língua Portuguesa» nas escolas do território. De facto era um milagre que este «Magalhães» sem fronteiras pussesse os timorenses mais novos a falar, naquelas paragens, a cada vez mais esquecida Língua de Camões.

O turbo-jornalista

Como seria de esperar não foi nenhuma revista «cor de rosa» do grupo de Balsemão a revelar o alegado namorico entre Ricardo Costa e Ana Lourenço. A «TV7 Dias» do misterioso Jacques Rodrigues teve o exclusivo mundial da fofoca, mostrando-se insensível aos apelos de Costa. Diz-se que um jornalista nunca deve ser notícia, mas Ricardo Costa voltou a sê-lo esta noite porque foi nomeado director-adjunto do «Expresso», mantendo-se na SIC como assessor do director-geral da estação, Luís Marques. Conhecendo-se o ritmo dinâmico de Costa, está assegurada a sua omnipresença nas redacções de Laveiras e Carnaxide. Ele é um autêntico turbo-jornalista.

A frase do dia

«Não se vislumbra o fim do capitalismo mas também não se imagina que não tenha fim, porque tudo o que existe na História tem fim», Boaventura Sousa Santos, sociólogo, Agência Lusa, 27 Novembro 2008

Vocação doméstica

Para ninguém se ficar a rir em Lisboa, o Benfica também regressa a casa com o saco cheio. 5-1 diante do Olympiakos, o terceiro pior desaire de sempre em competições europeias, e a eliminação quase garantida na Taça UEFA. As equipas portuguesas não têm solução, servem apenas para trazer por casa...

Êxodo em Carnaxide rumo a Queluz

A SIC anda nas bocas do mundo não pelos melhores motivos: audiências a pique, propostas de rescisão amigáveis, alegados «flirts» desmentidos, etc. Não admira que os responsáveis do TVI24, o eternamente adiado canal noticioso da estação de Queluz, estejam a receber currículos de jornalistas e técnicos da SIC, candidatando-se a um lugar.

Desafio da tanga

Os organizadores do Stockmarket, que se realiza este fim-de-semana na Fundição de Oeiras, para além de imaginativos são uns doidos. Não é que os tipos lançaram um apelo, para que os interessados compareçam nesta feira, única e exclusivamente de tanga, sábado, às 12horas, com a promessa de que os primeiros 50 voltarão para casa vestidos da cabeça aos pés? «Venha de tanga, saia vestido» é o nome da iniciativa, mas pela friagem que varre o país, bem que o slogan podia ser «venha de tanga e leve uma gripe».
Os bilhetes custam 4 euros. O Stockmarket, que permite às lojas o escoamento dos stocks, existe desde 2003, curiosamente o ano em que ficou célebre o discurso da tanga proferido pelo mui ilustre e actual presidente da Comissão Europeia, «monsieur, Barrôssô».

Vale extraditado

Um tribunal londrino decidiu a extradição de João Vale e Azevedo para Portugal. O ex-presidente do Benfica promete interpor recurso. Mais um caso para fazer ruído na opinião pública e a prova de que a cooperação entre ingleses e portugueses ainda funciona. Resta saber se para todos os casos judiciais...A este propósito vale a pena ler o sempre atento e blogger dinâmico, José Medeiros Ferreira, nos «Bichos Carpinteiros».