18 agosto, 2007

Desvendado o segredo de Materazzi

Um dos segredos mais bem guardados do século XXI foi, finalmente, revelado. Marco Materazzi confessou em entrevista a uma revista italiana que será publicada na segunda-feira o que disse para desencadear a ira de Zinedine Zidane, na final do mundial 2006. "Prefiro a puta da tua irmã" (sic), disse o italiano, em resposta a um comentário de Zidane que, ao ser constantemente agarrado pelo transalpino, sugeriu: "se queres a camisola, dou-ta no final".

E agora, para algo completamente diferente...

Spencer Tunick, o fotógrafo mundialmente famoso por registar pessoas completamente nuas nos quatro cantos do planeta, realizou hoje uma sessão num sítio improvável: o glaciar de Aletsch, na Suiça. O objectivo: ajudar a Greenpeace no esforço de consciencialização colectiva sobre os perigos do aquecimento global.

A coragem de por o dedo na ferida

A revista brasileira “Veja” fez capa, na edição da passada semana, com um tema muito caro ao nosso país: “A praga da impunidade – Por que eles não ficam presos”, ilustrando a toda a largura da capa uma pessoa de fato completo e de mala na mão, mas com cara de rato, preparado para se evadir da prisão. “A Justiça brasileia é incapaz de manter presos asssassinos confessos e corruptos pegos em flagrante. Na origem da impunidade está a propria lei”. Onde é que nós já ouvimos isto? A “Veja” identifica dezenas de caras que, em condições normais, estariam atrás das grades por envolvimento em casos de corrupção, lavagem de dinheiro, peculato, fraude, etc.
Ora aí está o exemplo de uma publicação corajosa - de grande qualidade, mas que é vendida em Portugal a um preço quase proibitivo (5 euros) - que teve um importante papel ao denunciar vários escândalos envolvendo o governo Lula, nomeadamente o caso do mensalão. Por cá, as nossas newsmagazines, são macias, anódinas, chegando a confundir-se com revistas cor de rosa. Menos mal que são mais baratas que a "Veja"...

Um cesto para a história

A Lituânia perdeu com a Espanha em jogo de preparação para o europeu de basquetebol, mas este lançamento triplo de Jasicevicus, a 26 metros do cesto, costa a costa, como dizem os americanos, entra para a história.

Poluição em "Sampa"

A poluição cerca os arranha-céus no centro de São Paulo ao cair da tarde de hoje. A capital paulista está em estado de alerta devido ao baixo nível de humidade no ar.