29 maio, 2008

Humor potencialmente explosivo


Tropeção real

Ao melhor estilo Fidel Castro, o Rei de Espanha tropeçou esta noite num degrau depois de ter proferido um discurso no Círculo de Economia de Barcelona. Juan Carlos, que tremeu, mas não caiu, foi parar aos braços de um segurança, estrategicamente posicionado. O monarca está de saúde e recomenda-se.

Pinóquio(s) da Democracia

José Sócrates - «A primeira regra da democracia é não mentir (..) Lança insinuações sobre pessoas do PS e depois faz-se de vítima. O senhor é que ataca pessoalmente dirigentes socialistas e com cobardia porque ele (João Proença) não está presente».
Francisco Louçã - “Chamar-me mentiroso? Atreva-se. Os portugueses olham para si e para mim e sabem quem está a mentir”.
Fonte: debate quinzenal hoje no Parlamento

Prognósticos só no fim

A ano e meio de eleições, jornalistas, comentadores e alguns cidadãos democraticamente mais esclarecidos, dedicam-se a fazer apostas sobre o resultado das legislativas 2009. É verdade que a crise internacional baralhou as contas e a estratégia do governo socialista. É verdade que a imagem do governo, e ultimamente também a de Sócrates, tem vindo a sofrer alguma erosão. Mas também é verdade que não será fácil para a oposição, seja quem for o futuro líder do PSD, recuperar a desvantagem que neste momento existe para os socialistas, mesmo sabendo que um ano e meio em política é uma eternidade. Nós apostamos que Sócrates chega à praia na liderança, mesmo sem maioria. Já não juramos é que consiga governar sem a maioria dos deputados no Parlamento necessários para viabilizar a sua política.

Venham de lá esses ossos!

O homem Bush anda tão descontraído que já dá valentes «peitadas» a um cadete que se acabou de graduar no Colorado. Com a escalada de excentricidades que temos vindo a assistir, é de temer o pior nos 7 meses que ainda faltam para acabar o mandato.

Dois pesos e duas medidas

Coisas estranhas vão-se passando no estágio da selecção em Viseu. Os jogadores raramente sorriem ou acenam e nunca estão disponíveis para sessões de autógrafos. Por outro lado, Scolari proíbe liminarmente nas conferências de imprensa qualquer questão que não se relacione com a o Euro 2008, mas o empresário de boa parte dos jogadores das «quinas», Jorge Mendes, foi visto a almoçar no Hotel Montebelo, o local de estágio, com um dos seus «meninos», Ricardo Carvalho, provavelmente para tratar da «vidinha» de ambos. Privilégios para alguns ou dois pesos e duas medidas...

«Dama de ferro» com verniz estalado

Com o passar do tempo, Manuela Ferreira Leite está a dar razão aos que dizem que só credibilidade não chega. Derrotada em toda a linha nos debates televisivos, a «dama de ferro» dá hoje uma entrevista confrangedora à «Sábado», em que levantou a voz, suspirou e irritou-se com as competentes perguntas dos entrevistadores, tendo admitido o inacreditável sobre as eleições legislativas de 2005: «Quando fui votar no boletim de voto não estava lá o nome do Pedro Santana Lopes (...) Se lá estivesse o nome de Santana Lopes não votava. Só que no boletim estava PSD. E eu sempre votei PSD». Mais valia estar calada ou dar uma peta. Mas o pior da conversa com a «Sábado» acontece quando lhe perguntaram sobre o facto de António Preto integrar a sua candidatura: «Já fui testemunha dele e essa acusação não tem ponta por onde se lhe pegue», reage a ex-ministra. O mesmo é reconhecer que está por dentro da investigação do Ministério Público que, seguindo a normalidade processual, devia estar ao abrigo do segredo de justiça. É assim que se perde a compostura e a credibilidade, doutora.

Será que ela vem?

Os bilhetes para o dia de estreia do Rock in Rio já esgotaram, mas permanece a dúvida sobre se a atracção principal desta sexta-feira, vai mesmo actuar. A diletante Amy Winehouse está a fazer tremer os organizadores do festival . E se ela se baldar?