30 março, 2009

Isaltinando

«Na década de 1980, a declaração apresentada por um político ao Tribunal Constitucional nunca era levada a sério por ninguém e não valia nada»

«Falam na fuga ao fisco, mas a maior não era para pagar a SISA. Acham que os construtores queriam era que os clientes poupassem? Se o valor de uma casa fosse escriturado em valor real, o IRC era muito maior»

«Dá-me dinheiro quem quer, quem acredita em mim»

«Mas os imigrantes que vão para a Suíça enriquecem todos menos o meu sobrinho? A mulher dele, por exemplo, ganha cinco mil euros como cabeleireira»

Fonte: Frases proferidas por Isaltino Morais, hoje, no Tribunal de Sintra (Agência Lusa)

Acontece por cá...

Domingos Névoa, o administrador da Brapagarques, foi condenado há semanas por corrupção activa e ao pagamento de uma mísera multa de 5 mil euros, tendo o tribunal provado os factos. Hoje, foi nomeado para presidir à empresa intermunicipal Braval, que trata dos resíduos sólidos de alguns concelhos do Minho. E ninguém, tirando o «Zé» Sá Fernandes, diz nada? Este país é uma verdadeira lixeira a céu aberto.

Os dias difíceis do canal público

Como já hoje li, algures, os resultados líquidos da RTP em 2008 são uma vergonha, agravados em 10, 8 milhões de euros a performance, também desastrosa, do ano transacto. Daqui se tiram duas ilações sujeitos, contudo, a confirmação: ou o trabalho de Almerindo Marques, que foi administrador durante uns anos e que foi gabado por todos pelo esforço de saneamento realizado, foi destruído por completo pelos seus sucessores ou então a «montanha pariu mais um rato». Se, como em França, não houvesse publicidade nos canais estatais portugueses, como seria justo, então a cinquentenária RTP já tinha ido a sepultar.

Um tenista português com «muitas ganas»

Se por acaso ainda não o conhecem, fixem este nome: Frederico Gil. É um tenista português e logrou vencer 8 jogos diante do melhor do mundo, Rafael Nadal, no Open de Miami. Gil, 24 anos, esteve à beira de ganhar o primeiro «set» ao espanhol, mas a experiência de Nadal falou mais alto. No final, Frederico Gil foi derrotado por 7-5 e 6-3 e arrisca subir alguns lugares no ranking ATP, onde ocupa, actualmente, o 74.º posto, a melhor classificação de sempre de um tenista nacional. A sempre tão fervorosa imprensa desportiva portuguesa bem que podia amanhã fazer uma manchete com o rapaz, na sequência desta autêntica proeza, mas deve preferir destacar os problemas com os voos de Katsouranis nas viagens para a Grécia ou os candidatos às próximas eleições no Sporting. É o país que temos!