09 outubro, 2011

O «terrorismo» reles da garotada

Mesmo no rescaldo do acto eleitoral madeirense, a tensão permanece no ar. A coisa esteve ao nível de um Benfica-FC Porto. Três 'very lights' foram lançados para a entrada do edifício onde funciona o DN Madeira, no momento em que a caravana do PSD, que esteve a circular pelas ruas do Funchal, passava na Rua Fernão Ornelas. O fumo fez disparar o alarme de incêndio do edifício, enquanto isso elementos do PSD e da JSD, onde se incluia o seu presidente, cantavam «nós só queremos o DIÁRIO a arder» e «filhos da puta olé». Viva a Democracia e os jornalistas que conseguem ser do contra na região autónoma da Madeira!

Matos Rosa, o «debita» comunicados

O PSD tem um secretário-geral que ninguém conhece chamado Matos Rosa. Parece que é um mouro de trabalho, mas perante um microfone é simplesmente de fugir. Não dá uma para a caixa. Hoje, leu um comunicado, supõe-se que da lavra de Relvas e de Passos Coelho, onde se felicita o PSD Madeira pelo triunfo eleitoral, mas ao mesmo tempo se convida o partido de Jardim a «mudar de vida». Uma advertência nestas num comunicado perde logo 50 por cento do impacto. Gostava mesmo era de ouvir isso da boca do Primeiro-Ministro.

Ganhar, perdendo

Jardim esqueceu-se dos óculos na altura de ler o discurso de rescaldo eleitoral e ganhou, perdendo, no seu 45º plebiscito madeirense. Conservou a maioria absoluta na assembleia regional, mas hipotecou-a na maioria dos votos expressos. Não deu a prometida sova ao governo de Lisboa, que até o ajudou ao não revelar o cabaz de sacrifícios, mas apresta-se para resignar-se à terapia de choque que o gasparzinho lhe promete apresentar dentro de dias. Juízo teve o açoriano Carlos César. Saiu no momento certo, designando um «delfim» para lhe suceder na liderança do PS regional.

Ticket to bride

Paul McCartney, uma das maiores lendas vivas da música, casou hoje em Londres pela terceira vez. Precisamente no mesmo cartório notarial onde contraiu matrimónia com a sua primeira mulher, Linda, abandonando o castelo irlandês onde com pompa e circunstância deu o nó com Heather Mills, que mais tarde transformaria a vida do ex-Beatle num calvário. Paul, 69 anos, junta os trapinhos com Nancy Shevell, 51 anos, uma norte-americana filha de um multimilionário. Deve ser, seguramente, por amor.

Excursões até às mesas de voto

Parece que é prática comum na Madeira levar a «carneirada» mais idosa até às urnas de voto para cumprirem o seu dever cívico. Neste caso, o que é mais censurável é que a deslocação seja feita em carros de empresas regionais e de juntas de freguesia. A oposição a Jardim fez queixa à CNE que reportou o caso à PSP. Os senhores agentes aposto que vão assobiar para o lado, fingindo que não é nada com eles.