04 junho, 2009

Colpo grosso!


O jornal «El País» publica em exclusivo as imagens censuradas em Itália das festas com menores na mansão de Villa Certosa, Sardanha, que Berlusconi sempre negou, tendo, inclusive, jurado pelos seus filhos. Parece que eram estas senhoras que o premier italiano queria levar para Bruxelas, para o cargo de eurodeputadas. Provavelmente, no dia em que foram tiradas estas fotos, Silvio promovia um casting para escolher as mais capazes. Porca miséria, Itália!

Eterno santanista

Só pode ser coincidência. Diz a «Meios e Publicidade» que Rui Calafate, ex-adjunto de Santana Lopes em São Bento e ex-assessor de comunicação do mesmo PSL na Câmara de Lisboa, vai abraçar um novo projecto na área da comunicação, ao criar uma nova agência. Calafate não revela pormenores, mas especula-se que vai colaborar com a candidatura do seu eterno amigo Santana nos 4 meses que faltam para as autárquicas. «Vamos arrancar com clientes da área da política», diz Calafate, levantando a ponta do véu. Fiel a Santana, Calafate ficou eternamente colado ao boato de que escrevia, sob a capa de um pseudónimo, um artigo de opinião num semanário onde «cascava» forte e feio na oposição socialista, elogiando as qualidades de líder autárquico do chefe Santana. O jornal acabou por pagar uma indeminização em tribunal a um queixoso, especialista em sondagens, mas parece que a verdadeira identidade do opinion maker ainda hoje permanece por deslindar.

Meu caro, Oliveira e Costa

O «Público» online disponibilizou esta tarde um e-mail enviado por Abdool Vakil, então presidente do Banco Efisa e futuro administrador do BPN, a Oliveira e Costa, presidente do BPN, em que o primeiro sugeriu um conjunto de nomes do universo socialista para integrarem órgãos sociais do Efisa, a instituição financeira que funciona como braço de investimento do Banco Português de Negócios. A mensagem de correio electrónico remonta ao início da década, quando o guterrismo estava no auge e revela até onde pode ir o bloco central dos interesses. Para ler, com bolinha no canto superior direito, para não chocar os mais susceptíveis:

Meu caro,

No tocante a este assunto, para além do nome que sugeriu que foi o do Doutor Oliveira Martins que julgo não ser o mais provável porque não é para Presidente, lembrei-me de alguns outros nomes que lhe submeto para uma apreciação prévia e para estabelecermos uma hierarquização para que eu possa então seguir a lista por essa ordem.
Os nomes que me ocorrem dentro do critério que foi definido são:
Vera Jardim - advogado com nome na Praça, Deputado pelo PS e ex-Ministro da Justiça; muito próximo do actual PR (e também amigo do Neto Valente dado que este foi há anos colega do escritório Jardim, Sampaio e Caldas);
João Cravinho - nome bem conhecido, Deputado do PS e ex-Super Ministro do Equip Social, etc, conheço-o bem, já fez o favor de dar alguma colaboração ao Banco Efisa a título gracioso porque quando saiu do governo achou que não devia logo trabalhar para o banco que era prestador de serviços ao Ministerio que comandou. Entretanto, como isso já foi há algum tempo, pode ser que já possa aceitar. (Disse-me na altura que tinha aceite um lugar no Conselho Consultivo do Banco do Rendeiro).
Prof. Augusto Mateus - PS muito bem inserido na máquina do Partido ; ex-Ministro da Economia; meu antigo aluno e com quem tenho excelente relação.
Dr. Fernando Castro que foi Ch de Gabinete e ao que se diz o Mentor do então Ministro Pina Moura, muito bem inserido dentro dos meios políticos onde se move com muita discrição mas com grande eficácia. Dou-me bem com ele; veio há dias almoçar comigo ao banco; está de momento ligado à General des Eaux em Portugal.
Alberto Costa - Deputado pelo PS, advogado e muito ligado ao António Vitorino com quem também me dou bem. Foi Ministro da Administração Interna e é também uma pessoa discreta.Também o Mário Cristina de Sousa poderia ser um bom nome mas está neste momento ligado à CGD e daí que, mesmo sendo um bom amigo, não possa. Mas fica aqui como uma mera sugestão mas que não me parece viável. Podemos falar sobre este assunto quando entender conveniente.

A frase do dia

«Boa parte das minhas poupanças desapareceram», Cavaco Silva, Diário Económico, 4 Junho 2009

Merchandising anti-socrático

Esta foto foi publicado no blog do jornalista Carlos Enes, que integra a redacção do jornal nacional de sexta-feira, e que o jornal «I» faz hoje eco.