16 março, 2008

A crónica dos bons malandros

O conselho de guerra nas Lajes aconteceu há 5 anos. Descubra as diferenças entre o estado do Mundo antes de 16 de Março de 2003 e depois dessa data.

Frase candidata a melhor piada do ano

«O PSD está com um dinâmica fortíssima. Aliás é por isso que se fala do PSD, se nós estivéssemos tão frágeis não falavam de nós», Luís Filipe Menezes, Agência Lusa, 16 de Março, 2008

Espectáculo deprimente

Uma amigdalite do vocalista da banda alemã Tokio Hotel levou ao cancelamento da actuação do grupo no Pavilhão Atlântico este domingo, o que deixou centenas de crianças num pranto, tendo algumas delas, inclusive, desmaiado em pleno recinto, segundo as primeiras informações. Na esperança de conseguirem um lugar junto à coqueluche pop/rock do momento, muitos teenagers inconscientes fizeram espera à porta do pavilhão durante dois dias, aguardando a abertura das portas. Contra todas as expectativas, devem ter sido derramadas mais lágrimas no dia de hoje, do que na sexta e no sábado, aquando do concerto do romântico Tony Carreira no mesmo espaço.

«Ao vosso dispor, Mário "Jamais"»

Bem disposto, após ter feito o seu jogging matinal na Meia-Maratona de Lisboa, Sócrates dirigiu-se da parte da tarde ao Algarve para apresentar o projecto de requalificação da Estrada Nacional 125. Quando foi abordado pelos jornalistas, anormalmente bem disposto e em tom informal, Sócrates passou «a bola» ao ministro das Obras Publicas que caminhava ao seu lado: «ao vosso dispor, Mário "Jamais"». Mário Lino deve ter corado com a imprevista tirada do Primeiro-Ministro.

A verdade escondida ou mais uma teoria conspirativa

«Maddie serviu entre nós para desviar a atenção sobre a discussão dos "canudos independentes"». A frase é do antropologista-criminologista, Barra da Costa, no livro «Maddie, Joana e a investigação criminal - A verdade escondida», recentemente lançado, com a chancela da Dom Quixote, editora que começa a ficar famosa pelo conteúdo mediático das obras que apoia. Para os mais esquecidos, lembramos que foi este Barra da Costa quem alvitrou a possibilidade do casal McCann ser adepto da prática de «swing», mas assim que foi ameaçado com um processo, desculpou-se com a qualidade das suas fontes. Esta observação, que liga o caso Maddie e o caso da licenciatura de Sócrates, apesar de subtil, não deixa de ser grave. Veremos se o Primeiro-Ministro decide dar a Barra da Costa o tratamento judicial que deu ao autor do blogue «Portugal Profundo».

Controlo anti-doping no funeral

O ciclista belga da Quick-Step, Kevin Van Impe estava num crematório nas exéquias funebres do seu filho, que faleceu pouco depois de nascer, quando uma brigada anti-doping apareceu de surpresa a exigir a recolha de uma análise de urina para efeitos de controlo anti-doping. Contrariado, Van Impe submeteu-se ao teste, ameaçado com 2 anos de suspensão caso se recusasse a fazê-lo. Em nome da "limpeza" no desporto de alta competição, os «vampiros» andam por todo o lado, deviam era ter alguma decência e sensibilidade para evitar situações chocantes como a que envolveu o ciclista belga.

ASAE no El Corte Inglés

Passou despercebida a presença na tarde de sábado no piso -1 do El Corte Inglés, junto à padaria, do vice-presidente da ASAE, Pedro Pichiochi. Pela tranquilidade do responsável da «polícia do gosto», utilizando as palavras de Paulo Portas, inferimos que a superfície comercial espanhola cumpre todos os requisitos de higiene e segurança.

«Eu, Carolina», take II

Carolina Salgado, a alternadeira mais famosa do País, apresentou-se esta semana no tribunal, como «escritora». O mérito é todo de Pinto da Costa. Por falar em Carolina, o «Expresso» anuncia que a sequela do livro vai ser uma realidade. A «lampiona» Leonor Pinhão deve estar a dar uma mãozinha na redacção da prosa.