22 abril, 2013

Ainda a coluna vertebral dos políticos



É natural que as pessoas mudem de opinião, mas dizer o que se segue há 15 dias e agora aceitar fazer parte de um governo com essa pessoa é digno do Guiness: «Tenho que admitir que este Governo não merece o povo que governa. Os portugueses, mesmo aqueles que aparentemente dela beneficiaram, perceberam o absurdo da decisão do Tribunal Constitucional. A decisão do Ministro das Finanças de congelar as despesas mostra que, de facto, ele, embora não viva cá, deve estar de partida para outro lugar. Desejo-lhe boa viagem». Isto escreveu o novo secretário de Estado, Fernando Alexandre no seu blog «A Destreza das Dúvidas». O alvo: Vitor Gaspar.

Eu «swap», tu «swaps», ele «swapa»



Este caso dos swaps nas empresas de transportes públicos, com o recurso a produtos financeiros «altamente especulativos», uma autêntica «economia de casino», como lhe chamou Miguel Sousa Tavares, dá bem a ideia desta choldra que nos governa. Primeiro destroem e desbaratam, depois vêm para o governo com um discurso muito coitadinho e com o chicote de austeridade para castigar o zé povo. Fuck off!

Uma fonte nas Necessidades

Francisco de Almeida Leite é o novo braço direito de Portas nas Necessidades, assumindo a pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Laranjinha desde pequenino, a este ex-jornalista do «DN» só lhe reconhece experiência e valor político de telefonemas às suas fontes sociais-democratas e muito jogo de bastidores. Tudo o resto é um deserto. A TVI é que fica com uma boa fonte nos negócios estrangeiros. Almeida Leite é casado com uma jornalista do canal de Queluz que tem uma boca que rivaliza com a de Manuela Moura Guedes.

A secretária Berta

É nestes momentos que se vê a coluna vertebral dos políticos. A Berta Cabral, que disse raios e coriscos de Passos Coelho, aceita agora tapar um buraco na secretaria de Estado da Defesa. Quando era preciso descolar do Primeiro-Ministro disse que era muito diferente dele e que tinha carreira política. Afinal, uns meses depois, juntou-se à escumalha. Prescindiu dos pastos e das vaquinhas de São Miguel, pelo gabinete do Ministério da Defesa, no Restelo, e por um carro com motorista. Menos mal que o mar ou o rio nunca vão estar muito distantes. Fundamental para uma senhora que sempre viveu rodeada de água.