07 novembro, 2007

Posar para a foto

A guerra entre Sócrates e Menezes já chegou às respectivas vidas privadas. Dias depois de o líder do PSD tem aparecido em público com a sua namorada, facto que foi reconhecido como intencional pela agência de comunicação que trabalha com os sociais-democratas, eis que o discreto Sócrates surge em fotos, publicadas na revista "Caras", muito à vontade com os filhos e a sua namorada Fernando Câncio, à saída do Centro Comercial das Amoreiras. A esta estratégia política, é o que se pode chamar marcação mulher a mulher. Os políticos começam a perceber que há votos (e muitos) que também se conquistam assim.

Um vício chamado FNAC

O êxito da cadeia FNAC em Portugal encerra um relativo paradoxo, tendo em conta que os nossos compatriotas não ocupam propriamente as primeiras posições nos rankings dos consumos culturais. Mas realmente, palavra de consumidor, é um vício. Só o IKEA lhe chega aos calcanhares em termos de adesão popular. A loja do Colombo é, só, uma das mais rentáveis da cadeia gaulesa em todo o mundo.
Não satisfeitos com a implantação no nosso país, os franceses vão inaugurar no próximo dia 13 de Novembro um novo espaço de 1800 metros quadrados no renovado Jumbo de Alfragide. Neste momento, a zona de Lisboa é suplantada apenas por Paris em termos de números de lojas. Um «filão português», como lhe chama a reportagem da revista Visão, também ela com site renovado.

Pergunta para inteligentes

Na semana de todas as tragédias rodoviárias, gostava que me explicassem, como se eu fosse muito burro, como é que as condutoras que mataram, em Lisboa e na A-23, respectivamente, 2 e 15 pessoas, foram mandadas para casa sem qualquer medida de coacção?

A insanidade provocou outro massacre

A insanidade voltou a espalhar o terror. Pekka-Eric Auvinen, auto-designado "Sturmgeist 89", de 18 anos, anunciou o desfecho da tragédia que hoje matou 9 pessoas e feriu 10, num liceu finlandês, ao colocar um video na sua página pessoal do planetário You Tube. O verdugo matou as suas vítimas ao mesmo tempo que exaltava a memória de Estaline e Hitler. "Quanto mais depressa for aniquilada a raça humana, melhor...ninguém devia sobreviver", disse.

Daqui a 15 dias há mais

Nem à segunda Santana brilhou. A boa estrela coreográfica de PSL parece estar a esgotar-se. Teve os seus 30 minutos de fama parlamentar e abandonou o hemiciclo. «Berrou e desandou», como sintetizou Augusto Santos Silva. Confrangedor é ver as duas primeiras filas da bancada parlamentar social democrata: Rui Gomes da Silva, Pedro Pinto, José Raul dos Santos e Miguel Almeida, criações do ex-presidente do PSD, que só sabem bater palmas e dizer "muito bem". Dentro de 15 dias os boxeurs voltam a encontrar-se no ringue do Parque Mayer...perdão de São Bento.

Mentalidades...

Sir Alex Ferguson, cumpre hoje 21 anos como treinador do Manchester United. O seu rival do Arsenal, o francês Arséne Wenger, encontra-se há 11 anos como manager do clube de Londres. Como é diferente o futebol do lado de lá da Mancha.

Uma imagem por mil palavras

A foto de uma criança violada junto à sua mãe, no genocídio do Ruanda (1994), do israelita Jonathan Torgovnik, ganhou o prémio do retrato fotográfico da National Portrait Gallery de Londres.

A frase do dia

"As escolas de condução existem para se tirar a carta, não para ensinar a conduzir. Depois, os condutores vão para a estrada treinar", Carlos Barbosa, presidente do ACP, Diário de Notícias, 7 Novembro de 2007