31 julho, 2010

Uma aventura nórdica no Ministério da Educação

No dia em que foram conhecidos os desastrosos resultados dos nossos «cérebros» nos exames nacionais, a ministra da Educação diz em entrevista ao semanário do Balsemão que, por achar que «as reprovações não são benéficas», quer acabar com os chumbos. A medida é inspirada nos desenvolvidos modelos educativos nórdicos e visa ministrar aulas de acompanhamento aos alunos com maiores dificuldades, mas nunca, jamais, em tempo algum, confrontá-los com algo tão normal como seja uma reprovação. A escritora/ministra Isabel Alçada tem, de facto, um ar estupidamente «cool», mas continua, a papel químico, a obsessão estatística demonstrada por pela sua antecessora, «Milu» Rodrigues. E nada de traumatizar os jovens, ferindo-os na sua sensibilidade. Qualquer dia passa a ser voluntária a frequência escolar. Havemos de chegar longe.

Memórias de um «gato constipado»

A «menina da rádio», também conhecida por Cândida Almeida, quebrou o seu precioso e tranquilizante silêncio para afirmar que o caso Freeport pode ser reaberto, contrariando o seu superior hierárquico, o PGR, que negou essa possibilidade. Começo a ter saudades dos dislates do antecessor de Pinto Monteiro no cargo, Souto Moura, apodado de o «gato constipado».

Monólogo do Costa

Irrepetível. Ricardo Costa foi uma verdadeira locomotiva que levou tudo à frente no «Expresso da Meia Noite», na SIC-Notícias. O tema era o Freeport, e as perguntas que não foram feitas ao Primeiro-Ministro, o que empolgou fortemente o jornalista de Carnaxide. Costa chamou cobardes aos procuradores que detinham o processo Freeport por não terem feito as perguntas a Sócrates e, revelando um bom conhecimento da rede de transportes da capital, até sugeriu que podiam ter apanhado o eléctrico 28 até ao Palácio de S. Bento. Os quatro convidados, ligados ao meio judicial, ficaram quase sempre em silêncio, atropelados pela torrencial e veemente argumentação do Costa. Surreal. Só ele sozinho deve ter falado uns 25 minutos dos 50 que tem o programa. Quem perdeu que procure ver a repetição.

Em Queluz tudo de novo

Algo está a mudar na TVI. A ministra do Trabalho, Helena André, esteve esta noite no canal informativo do canal de Queluz de Baixo para falar de políticas de emprego e outros temas associados. Longe vai o tempo, no consulado Moniz-Moura Guedes, em que todos os ministros socráticos davam negas para ir ao Jornal Nacional e a outros espaços informativos do canal. O vento mudou e eles estão a voltar.