08 novembro, 2007

Santos da casa gravam entrevistas

Augusto Santos Silva dá uma entrevista particularmente tensa e agressiva à revista "Sábado", na sua rubrica “Fogo Cruzado”. Quando questionado se “é um infiltrado de esquerda neste governo”, o ministro diz: “não fiz um percurso da esquerda para a direita. Não está a falar com a deputada Zita Seabra” .
No preâmbulo da mesma entrevista com o ministro dos Assuntos Parlamentares, os jornalistas António José Vilela e Vitor Matos, esclarecem o leitor que Santos Silva tem dois hábitos nas entrevistas que concede: ou exige a revisão do texto antes de autorizar a publicação ou saca do tape recorder e toca a gravar a conversa. Desta vez, para os colegas da "Sábado", optou pela segunda hipótese. É o que se pode chamar um ministro com queda para o jornalismo.

Que saudades eu tenho do wrestling!

Parece que Mourinho anda com saudades dos espectáculos de wrestling em Earl’s Court, a que frequentamente assistia, na sua estada em Londres. O treinador envolveu-se numa ainda mal esclarecida disputa com um colega da filha, Matilde, à saída de um colégio privado em Palmela. Alegadamente, o "special one" andou a puxar cabelos e a dar abanões no adolescente, colega da sua filha, mas tanto o colégio como os pais do estudante fecharam-se em copas. Segundo dizem as gazetas, Mourinho escreveu duas cartas a penitenciar-se e o caso foi dado como encerrado. Cheira-nos a decisão salomónica: o colégio quis abafar o caso para não perder a reputação de ter a filha de Mourinho lá a estudar e os progenitores do estudante alegadamente envolvido na peleja - e que segundo relatos tem uma farta cabeleira - provavelmente até saíram a lucrar com o episódio. Isto somos nós a especular...

Uma rua para o “Dino”

Um grupo de fãs de Francisco Adam, o “Dino” dos “Morangos com Açucar”, pretende que a freguesia de Runa, em Torres Vedras, dedique uma rua ao jovem actor, falecido em Abril de 2006, num acidente de viação. A recolha de assinaturas pode ser consultada em www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/237. Até ao momento, 304 assinaturas foram recolhidas. Esta iniciativa dá-me esperança de um dia ainda ver o meu nome contemplado em qualquer marco toponímico da capital portuguesa, provavelmente em Chelas ou na Alta de Lisboa. De preferência, ainda vivinho da silva...

Sabia que?

Um quarto dos portugueses não lava as mãos antes de comer e depois de ir à casa de banho.

A gaffe presidencial

Cavaco Silva anda tão solto que, durante a visita oficial ao Chile, trocou a palavra “chilenos” por “chineses”. A Presidência da República está a humanizar o arrogante cidadão nascido em Boliqueime. Afinal, o homem até se engana.

Antes e depois do aquecimento global

Imagens difundidas pelo Greenpeace mostram o “antes” e o “depois” da cidade de Zaragoza, Espanha, se não for travado o impacto provocado pelo aquecimento global. À atenção dos donos do mundo.

Ratos sem medo

Roedores temerários, capazes de desafiar um gato sem o mais pequeno receio. É este o resultado da investigação desenvolvida pela Universidade de Tóquio e publicado esta semana na Nature. Uma equipa liderada pelo bioquímico Hitoshi Sanako conseguiu desactivar os receptores do nariz nos ratos cobaias que normalmente detectam o odor a perigo.