01 dezembro, 2007

Há um santo em Belém

Com a devida vénia ao blog Jumento, publicamos a prova inequívoca de que o inquilino do Palácio de Belém personifica a santidade política e a infinita paciência. Para já, imaculado, continua o relacionamento com São Bento. Até quando?

Bastonário em full time

Combativo e polémico como poucos, António Marinho Pinto venceu as eleições para a Ordem dos Advogados, sucedendo ao "alinhado" Rogério Alves. Fazer incluir o retrato de José Miguel Júdice na galeria dos bastonários na sede da Ordem e dedicar as 24 horas do dia à sua nova função, são prioridades de Marinho, um ex-jornalista que promete não suavizar a sua cruzada contra a "arrogância das magistraturas" que ao longo das suas regulares aparições televisivas tem denunciado .

"Bola de Ouro" em português

O brasileiro Kaká deverá ser amanhã anunciado como o vencedor da "Bola de Ouro" 2007, um prémio promovido pelo jornal francês "France Football" e que distingue os melhores do ano. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi ocuparão os restantes lugares do pódio. Os organizadores tentam, todos os anos, manter em segredo o nome do vencedor, mas as fugas de informação sucedem-se, anualmente. Começa a desconfiar-se que os "bufos" são os próprios galardoados.

Chinese beauty

A hegemonia chinesa não tem limites. A Miss Mundo 2007 chama-se Zhang Zilin e ganhou o concurso realizado esta noite no resort chinês de Sanya. É a primeira vez que uma asiática vence este certame.

Virilidade britânica

Luis Boa Morte e John Terry quase chegaram a vias de facto num dos jogos mais viris desta temporada na PremierLeague. O Chelsea venceu o West Ham por 1-0.

«I'm the king of the world»

Maomé, o urso

Se for destacado para dar aulas no Sudão, não tente baptizar um ursinho de peluche com o nome de Maomé, porque isso pode desatar a fúria religiosa da população. A ousadia custou caro a uma professora britânica, Gillian Gibbons, que foi condenada a 15 dias de prisão e a umas vergastadas à moda daquele país africano para aprender a lição. Sempre é melhor do que ser linchada às mãos de uma turba irada. E a avaliar pela foto que publicamos, os camaradas estão mesmo zangados...

Em directo, sem nada para dizer

Portugal é de facto um País de gente com memória curta. Uns anos depois de os canais televisivos terem rubricado um pacto para não noticiar com destaque acontecimentos que envolvessem barricados e casos semelhantes, na sequência do caso Manuel Subtil, os canais voltaram a ceder à tentação. A SIC-N passou a tarde num vai e vem entre Telheiras e Carnaxide, enquanto a RTP foi a mais madrugadora, ao fazer o primeiro directo no Jornal da Tarde de um indíviduo que se barricara em casa de uma vizinha a contas com um mandado de detenção, mas de forma um tudo nada atabalhoada. O repórter estava no local, mas não sabia o que estava ali a fazer porque "não tinha conseguido confirmar" se aquilo era uma rusga, um sequestro ou um barricado. Se nao havia notícia para dar, execeptuando o aparato de carros da polícia a cercar o simpático bairro da Horta Nova, não se entende a excitação para fazer o "directo".

Tianamen, nunca mais!

Ninguém duvida que os Jogos Olímpicos de Pequim, a realizar no próximo mês de Agosto, serão um tremendo êxito desportivo, mas é igualmente certo que o escrutínio da opinião pública pela embaraçosa questão dos direitos humanos não baixará a guarda. O humor ardente dos cartoonistas produziu a "maldade" para as autoridades chinesas que em cima reproduzimos.

6 anos em cativeiro

O governo colombiano divulgou hoje um video de Ingrid Betancourt, apreendido, por acaso, esta madrugada. Há 6 anos em cativeiro, a ex-candidata à presidência da Colômbia foi sequestrada pelos guerrilheiros das FARC que vêm travando uma infindável batalha com os políticos de Bogotá. Os ultimos mediadores foram Sarkozy e Chavez. Estas imagens, datadas de final de Outubro, põem fim à especulação sobre a morte de Betancourt.