15 maio, 2011

A frase do dia

«Casei com África e sou o mais africano de todos os candidatos», Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, numa acção de campanha na Brandoa, justificando a sua afirmação pela ligação pessoal a África, por ter uma mulher da Guiné-Bissau e uma filha que «também é africana», Agência Lusa, 15 Maio 2011

Feira dos traidores

Foi turbulenta a visita à Feira do Livro de Ferro Rodrigues e Fernando Nobre, candidatos do PS e PSD, respectivamente, por Lisboa. O médico foi acusado de traidor e de ter metido a família toda na direcção da AMI. Vários transeuntes recusaram os seus panfletos de campanha. Já o ex-embaixador da UNESCO ouviu das bocas por integrar um projecto contrário aos seus valores políticos. A campanha adivinha-se durinha. Nobre ainda vai pensar que estaria melhor no Sri Lanka a ver as crianças atrás das galinhas com um pedaço de pão na boca e Ferro recordará o «exílio» dourado na «cidade luz».

A lata e os barretes

Goste-se ou odeie-se, A J Jardim é autor das tiradas mais interessantes e cruas da política portuguesa. Este fim-de-semana foi mais uma de grande quilate. Diz o presidente do governo regional da Madeira que Sócrates não é criticável pela «lata que tem», mas sim o povo português por «enfiar os barretes» dele. Candidata a frase do ano.

Catroga teve razão antes do tempo

Grande algazarra por causa do caso, não de saias, mas de pintelhos, do sr. Strauss-Khan. É um caso do foro pessoal e criminal que só lesará o próprio político francês. Até porque o homem ia mesmo sair este Verão do FMI. A tentação pelos pintelhos é grande. Razão tinha o Catroga. Pena para nós, mas sorte para o PSD, o putativo ministro das Finanças do governo Passos Coelho vai uns dias de férias para o Brasil. Ora bolas!

Dois «sócrates», um governo

O PSD foi desenterrar Fernando Nogueira ao fundo da mina (podia dizer caixão, mas era muito mórbido), para participar numa acção de campanha com Passos Coelho. A perder votos para o CDS, as hostes sociais-democratas vêem-se na obrigação de mandar umas farpas a Paulo Portas, tendo Nogueira dito hoje que o presidente centrista está com «tiques socráticos». Como a política é fértil em surpresas, já viram o que era ter dois «sócrates» (PS e CDS) coligados no governo de Portugal? Parafraseando a geração à rasca, era brutal...

Festival da Estevisão

Já que não pode mudar de estilo, o Festival da Eurovisão devia mudar urgentemente de nome e denominar-se «Estevisão» Venceu surpreendentemente o Azerbaijão, uma ex-república da União Soviética, que faz fronteira com o Irão. Para o ano o festival será em Baku, algures onde Judas perdeu as botas.

Fundo Monetário Sexual

O director do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Khan, foi detido pelas autoridades americanas dentro do avião que o conduziria de regresso a França, acusado de agressão sexual, tentativa de violação e sequestro de uma empregada do Hotel Sofitel, de Nova Iorque. Strauss-Khan, o favorito número 1 para suceder a Sarkozy no Palácio do Eliseu, tem um histórico político invejável que compete com o seu curriculum em casos de escândalos sexuais mal resolvidos. Agora só faltava que nos dissessem, a nós portugueses, «sequestrados» na nossa soberania pela organização do sr. Strauss-Khan, que o homem forte do FMI era um Bill Clinton mais sofisticado. Que mais nos irá acontecer?