24 julho, 2008

A populaça assaltou o armazém

Fiando-nos no que a agência do regime diz, a Lusa, o restaurante do 7.º piso do El Corte Inglés teve um dos dias mais concorridos de sempre. Não a servir pratos, mas a vender livros. Os de Gonçalo Amaral sobre o folhetim que a todos continua a apaixonar. «Após a conferência de imprensa, a sala onde decorreu foi invadida por dezenas de pessoas com exemplares do livro para autografar, enquanto à porta havia uma fila para adquirir a obra», relata o take da Lusa. Suspeitamos que por momentos o finório armazém da Av. A A Aguiar tenha sido tomado pela populaça, ansiosa para obter um autógrafo do justiceiro.

Born in USA

Que belo boneco. Um adepto que não conseguiu ficar quietinho no assento, é placado, pela cueca, por um segurança, durante o jogo entre os Seatle Mariners e os Boston Red Sox. Está visto porque é que cá em Portugal a malta não quer saber de basebol.

«Yes we can», para europeu ouvir


Depois de Kennedy, Reagan e Clinton terem passado por Berlim, Barack Obama regressou à capital germânica para reforçar o simbolismo que costuma estar associado aos que são eleitos presidentes da América. Uma espécie de mensagem urbi et orbi para o resto do mundo ouvir. Hoje não ousou dizer «ich bin ein berliner», mas deixou duas ou três frases fortes, que consolidam a relação apaixonada que o candidato democrata mantém, de há um tempo a esta parte, com os europeus. «A América não tem melhor sócio que a Europa» ou «o único caminho é derrubar muros e abrir pontes», foram frases-chave, perante uma multidão estimada pela polícia em 200 mil pessoas. Se Obama fosse candidato aos Estados Unidos da...Europa já tinha a eleição garantida. E se calhar até ficávamos bem servidos. Ficamos à espera que a retórica se cumpra na prática. Para políticos de plástico, já basta a fornada que despejaram aqui no «rectângulo»...

A SIC-Noticias é mais Maddie

Costumo perguntar com frequência se a SIC-Notícias é um canal de notícias a sério, ou se foi só uma invenção do Balsemão para encaixar uns amigos nos programas de debate, no jornal das 9 do Mário Crespo ou para o Mário Augusto nos dar as «fitas» que estreiam para ver no cinema. O que irrita é que no essencial eles passam sempre ao lado. Hoje, foi mais um exemplo. O discurso simbólico de Obama em Berlim não teve honras de ligação em directo. Eram 18h30. Era só chamar o Nuno Rogeiro, que agora que pintou o cabelo de preto é conhecido em Carnaxide como o «troca tintas», que fazia «3 em 1»: ouvia, traduzia e comentava. Marcavam a actualidade, que mais não é do que a obrigação do canal, que faz alarde de ser visto em Nova York e Luanda, mas que parece só mobilizar meios para cenas relacionadas com tribunais, debates do estado da nação e para o caso Maddie.

Jogos de bastidores

A atribuição dos direitos de um jogo por semana nas próximas 2 temporadas da Liga Sagres à RTP está a indispor muita gente. Os partidos políticos saíram em força a questionar o investimento dos dinheiros públicos em tal excentricidade, mas a reacção mais irada veio de José Eduardo Moniz, o director geral da TVI, canal que perdeu o exclusivo que tinha, e que num artigo publicado em vários jornais acusa a RTP de ser o «braço armado» do Governo. Moniz sabe, e nós também, que estamos a poucos meses da atribuição, pelo governo, da licença do quinto operador de televisão e que, provavelmente, Joaquim Oliveira, dono da SportTV e detentor dos direitos do campeonato de futebol, quis fazer o «bonitinho» ao canal do Estado. Porquê? porque o patrão da Olivedesportos deverá ser um dos interessados na concessão do novo canal. Nem nós, nem o Moniz, acreditamos em coincidências, mas esta tem fortes possibilidades de vir a acontecer.

A genialidade do verdadeiro artista

Mão amiga fez-nos chegar um sketch delicioso do «Hora H» de Herman José emitido em 2007, quando a SIC já marginalizara o programa para as madrugadas de segunda-feira. Chama-se «famílias disfuncionais do Benfica e do Sporting» e mostra, de forma dramatizada e hiperbolizada, de que forma o estrato social dos adeptos dos clubes de Lisboa afecta a reacção a uma derrota no respectivo seio familiar. Herman ao melhor nível e um bom aperitivo para o próximo domingo para o primeiro confronto entre os dois de Lisboa, no transcendental Torneio do Guadiana.
VIDEO

Milagres da cera

Amy Winehouse faz, desde ontem, parte da galeria dos eleitos do Museu Madame Tussauds, em Londres. Na imagem que apresentamos, a cantora britânica está com um aspecto invejável. Limpinha e tudo. Milagres da cera.