11 fevereiro, 2011

A fábula do camaleão Sócrates

Mubarak lá capitulou, mas Sócrates continua agarrado à cadeira, prosseguindo o seu périplo por empresas de sucesso. A Manuela Moura Guedes é que o topa. A jornalista escreveu hoje um artigo no «Correio da Manhã» em que traça a radiografia actual da pátria, a saber: «Várias pessoas queixam-se na rua dos jornais que "dão" muita crise, como se não estivessem mergulhadas nela. É...o povo gosta de viver em ficção e Sócrates dá-lhe o que ele quer. A oposição que se cuide! Sócrates não é um animal feroz, é um camaleão». Clap, clap, clap.

Lá que cheira mal, cheira

Com o país entretido com o «teatrinho» do berloque e o estranho caso da idosa da Rinchoa que virou múmia, um grave episódio de censura aconteceu num dos jornais ditos de referência. David Dinis, o editor de política do «DN», demitiu-se do cargo por lhe ter sido vedada a publicação de uma notícia sobre o facto da TMN ter destruído parte dos dados de tráfego telefónico de Vara, R. Pedro Soares e Penedos no âmbito do processo Face Oculta. O director João Marcelino abortou a notícia que seria posteriormente publicada no «CM» e no «Sol». Parece que ninguém se indigna grandemente com o caso. Dinis, que foi assessor de Durão Barroso durante o seu meteórico governo da «tanga», continua no jornal do Oliveira do futebol, mas previsivelmente emprateleirado enquanto o reinado de Marcelino continuar. Apesar de vender menos de 30 mil por dia, possuir um jornal deficitário como o «DN» dá um jeito do caraças a quem, como Joaquim Oliveira, se move como peixe na água no futebol, na política e na economia. Hoje por ti, amanhã por mim. É a lei dos negócios.

O drama de Bibi

A condição feminina que ainda persiste em algumas partes do Globo, no caso a afegã Bibi Aisha, que viu o marido decepar-lhe nariz e orelhas, valeu o prémio de melhor foto de 2010 para a World Press Photo a um profissional sul-africano.

Notícia de última hora

Encontrado «cadáver» há 6 anos no palácio de S. Bento. O achado político encontra-se em adiantado estado de decomposição.