29 junho, 2007

Relações fortes e obsessivas

Para grandes males, grandes remédios. Um juiz do tribunal de Manresa, na Catalunha, decretou a prisão de um casal para evitar que ambos continuassem a agredir-se. Sérgio, 29 anos, e Vanessa, 25 anos, fizeram queixa um do outro às autoridades em cinco ocasiões nos ultimos dois meses, desobedeceram à determinação judicial de permanecerem afastados e ao magistrado não restou alternativa: a detenção do par de namorados catalães. "Uma relação patológica de convivência", foi como o juiz classificou esta união de facto com uns laivos de sadismo.

A Frase do dia

“Os líderes europeus sabem que Sócrates não é um José Mourinho, nem um Figo ou um Cristiano Ronaldo da política. Nao há ninguém que o cobice”, João Marques dos Santos, Correio da Manhã, 29 Junho, 2007

Brasil a ferro e fogo

Uma operação policial numa das favelas mais problemáticas do Rio de Janeiro acabou numa verdadeira chacina. O pior é que não há fim há vista para um país onde a delinquência e o bandistismo sao o modo de vida de milhões. É dificil levar a sério uma nação onde os malfeitores e os barões da droga controlam as operações pelo telemóvel...a partir da cadeia. A poucos dias de organizar os jogos Pan-Americanos, o Governo de Lula prepara uma dos mais impressivos esquemas de segurança alguma vez vistos naquelas paragens.

Este blog atingiu os 1000 visitantes

As estatísticas, como as sondagens, valem o que valem. Os números não são, nem nunca foram, a minha obsessão, mas alguns devem ser, senão celebrados, pelo menos evocados. É o caso do simbólico registo de mil visitas que este blog atingiu hoje ao fim da tarde, quando ainda não completou um mês de vida. O meu agradecimento a todos os que o têm frequentado.

Madrid, capital gay

O bairro madrileno de Chueca, em Madrid, vai acolher este fim de semana mais um encontro do Orgulho Gay Europeu

A lotaria europeia

Os partidos políticos estão cada vez mais iguais, os respectivos líderes mais previsíveis e ao sabor do marketing, comandados pelos omnipresentes spin doctors. A diferença entre os políticos é apenas a habilidade e a capacidade oratória. Uns com mais jeito, outros com menos aptidão para o ofício. Sócrates tem presença, boa figura, uma oratria satisfatória, à custa de muito ensaio, mas falta-lhe conteúdo e sobretudo rasgos. Foge de declarações públicas como o diabo da cruz e procura passar por entre os pingos de chuva cada vez que uma borrasca se abate sobre o seu executivo. Prometeu muito, está a cumprir pouco. O grupo de reflexão “Compromisso Portugal” sugeriu a revisão do programa eleitoral do Governo. E se, pura e simplesmente, se extinguissem as promessas eleitorais?
150 mil empregos, 3 por cento de crescimento e o referendo do tratado europeu, foram apenas algumas juras, não de amor, mas de compromisso político. Afinal, deles, nem pó.
A estratégia socialista é semelhante ao sketch dos “Gato Fedorento” sobre Marcelo Rebelo de Sousa: “Vai haver consulta popular sobre a Europa? Pode-se discutir, mas referendar, nem pensar. E os princípios da Flexissegurança? Podem ser debatidos, mas é dado adquirido que são para aplicar”. Actualmente, os ventos não são favoráveis para São Bento: o ímpeto reformista abrandou, as tricas e as gaffes aumentaram e os casos Charrua e Balbino minam a imagem do executivo. O barómetro TSF/DN, hoje divulgado, revela que os índices de popularidade do PM, dos ministros e do Governo, nunca alcançaram níveis tao baixos. Agora, que há quase duas semanas que não se fala da Ota e de Alcochete (vai-se confirmando a teoria da conspiração de alguns analistas) só resta a Sócrates e seus correligionários esperar que lhes saia a “taluda” europeia. Só o êxito da presidência portuguesa, que se inicia dia 1, pode inverter este ciclo negativo. Não somos adivinhos, mas o passado tem demonstrando que, Sócrates, tal como Guterres, é um homem de sorte. Previdente e metódico como é, apostamos em como já comprou bilhete.


Londres, o alvo favorito dos terroristas

O espectro terrorista volta a pairar sobre Londres. Praticamente dois anos depois dos fatídicos acontecimentos de 7 de Julho de 2005, um novo atentado parece ter sido evitado pela polícia. Em pleno centro da capital britânica, em Piccadily Circus, junto à elegante zona dos teatros, um carro foi encontrado abandonado com um cilindro no seu interior, com gasolina e pregos. Os ingredientes fundamentais para uma explosão que, a avaliar pela localização do engenho explosivo, podia provocar uma onda expansiva que causaria largas dezenas de vítimas. A Scotland Yard investiga, mas este é, certamente, o primeiro aviso ao novo Governo britânico de Gordon Brown. Segundo dados não oficiais, as autoridades inglesas abortam todos os anos centenas de ataques terroristas visando a capital londrina.