28 outubro, 2012

As bruxas e o mau tempo nas presidenciais

A «tempestade perfeita» ou «franken storm». Ainda  não pisou terra, mas o «Sandy» já está a gerar o caos na costa leste americana, pouco mais de uma semana das eleições presidenciais.Em véspera de Halloween, não faltarão os que dizem as bruxas podem decidir o futuro inquilino da Casa Branca.

O «chip» da poupança

Poupança é o vocábulo que mais rivaliza com crise. Depois de gastar à tripa forra, os portugueses estão a mudar o «chip» e a controlar os impulsos consumistas. Os livros sobre finanças pessoais saem para os escaparates como pãezinhos quentes. O mais recente chama-se «Manual da Poupança» e é da autoria de João Barbosa e Ricardo Ferreira. Numa livraria perto de si, por um preço cómodo, saiba algumas dicas preciosas para poupar uns trocos ao fim do mês.

«Geração exílio»

Os espanhóis têm muitos defeitos, mas são mestres na arte de simplificar. Foram eles os inventores da «geração mileuristas», quando era um escândalo que jovens que passaram anos a estudar auferiam «apenas» 1000 euros, e agora criaram a «geração exílio» para classificar os jovens que, sem condições para demonstrar o seu valor no país de origem, decidiram emigrar de Espanha rumo a outras paragens. As histórias que o «El Mundo» conta são idênticas a muitos jovens em português, mas contadas em castelhano...

Lições da maratona


Ainda sobre a imagem da maratona inventada pelo humor inglês do sul do Gaspar, vem-me à memória o episódio da atleta suiça Gabriela Andersen-Schiess que terminou a prova dos 42,195 Km, em Los Angeles, em 1984, o ano em que Rosa Mota obteve o bronze para Portugal. Com 39 anos, completamente desidratada, desnorteada e cambaleando, a atleta cruzou a meta de forma penosa perante a emoção e admiração do estádio olímpico californiano. Isto para dizer, em resposta ao ministro, que o esforço e a determinação até podem chegar para cortar a linha de meta, o pior são mesmo as sequelas futuras.

A frase do dia

«Tenho muita pena que o nosso país esteja a viver a poder de lágrimas e ais», Antonio Lobo Antunes, escritor, Rádio Renascença Online, 28 Outubro 2012