26 outubro, 2009

Dicionário do «Manuel Machadês»

«Um vintém, é um vintém, e um cretino é um cretino», Manuel Machado, treinador do Nacional, questionado sobre as alegadas provocações do treinador do Benfica, Jorge Jesus, durante o jogo desta noite em que foi derrotado por 6-1, SportTV, 26 Outubro 2009

Conselho de Ministros virtual

«O primeiro Conselho de Ministros do XVIII Governo Constitucional durou hoje cerca de três horas e meia, decorreu sem agenda e foi eminentemente político, disse à agência Lusa fonte do executivo.» Três horas e meia sem agenda definida? Pelo arsenal tecnológico disponível no Conselho de Ministros, adivinha-se que devem ter ocupado parte do tempo a ver videos no You Tube e a dissecar as goleadas do Benfica.

Popularidade divina

Os fenómenos não se explicam. Constatam-se, para de seguida tentar aferir as suas origens. Sobre José Rodrigues dos Santos importa referir, para começar, que é uma máquina de fazer dinheiro. Desde 2002, o jornalista/escritor já vendeu 800 mil livros. É obra. O seu sétimo romance, «Fúria Divina» acaba de esgotar em 48 horas. O tema, o Islão, é polémico, mas é a popularidade do «orelhas» que capta leitores. Imagina-se que o livro da Gradiva será uma das mascotes do próximo Natal. Começa a perceber-se porque é que Rodrigues dos Santos resistiu quando a administração da RTP, liderada por Almerindo Marques, o quis despedir. Parece que o homem pica poucas vezes o ponto, mas o «Telejornal» é sempre o mais visto quando é ele a dar a cara.

Lírica socrática

O verdadeiro poeta mora em S. Bento. Depois de ter citado Fernando Pessoa, o Primeiro-Ministro (re)empossado citou, no Palácio da Ajuda, Camões e a sua «ditosa pátria, minha amada». Comovente.

O dia de todas as mentiras

«Eu, abaixo assinado, afirmo solenemente pela minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas»

A luta continua

Os homens da luta irromperam na cerimónia de tomada de posse do novo governo. Um apertado cordão polícial impediu que os humoristas entrassem no Palácio da Ajuda, mas o forte berreiro ecoou em momento tão solene. Jel e Falâncio foram detidos. É a asfixia democrática.