27 julho, 2010

Viciados na caridade

O flagelo dos incêndios ainda agora começou. Paira no ar o que se passou nos trágicos verões de 2003 e 2005. Pelo que leio ainda não somos auto-suficientes no combate às chamas, pese embora o governo dizer o contrário. A ajuda espanhola, que não se nega e é sempre bem-vinda, continua a ser um fantasma que paira nos céus portugueses. Não há volta a dar. Somos os eternos pobres com ambições de ricos, mas peritos em apelar para o sentimento de caridade dos vizinhos.

«Finalmente» e «sem surpresa»

Parabéns aos assessores do Primeiro-Ministro. Redigiram um discurso bem conseguido em que sintetiza o que se passou ao longo de 6 anos de investigação do processo Freeport e o seu desfecho: «finalmente» e «sem surpresa». Eu não diria melhor. A montanha pariu outro rato. O homem sobreviveu a mais uma. O pior é que se se habitua ainda vai achar-se politicamente imortal. A Justiça continua de rastos, veremos se no próximo dia 5 de Agosto, data prevista para a leitura da sentença do processo Casa Pia, não assistiremos à sua implosão.

Wikileaks, a garganta funda da internet

Durante os conflitos do século XX era preciso esperar anos ou décadas para que os historiadores pudessem aceder a informação secreta das partes em contenda. Na era tecnológica e do «Wikileaks» acabaram-se os segredos. Nem o todo-poderoso Pentágono tem mão na informação «top secret». A Wikileaks revelou 92 mil relatórios confidenciais sobre a guerra no Afeganistão e alguns deles fazem referência à guerra suja das tropas da NATO, responsável por muitas vítimas civis durante as operações para capturar os líderes taliban. O site anuncia que tem em seu poder mais um video comprometedor para as forças americanas. Mais uma substituição de comando à vista. Mais dores de cabeça para Obama. O Vietname revisitado.