16 janeiro, 2009

Justiça driblada

O brasileiro Leandro Grimi, defesa do Sporting, foi apanhado ontem pela polícia, na zona das Docas, em Lisboa, com 1,23 gramas de álcool no sangue. Detido e conduzido à esquadra, o jogador foi libertado e já treinou esta manhã em Alcochete, mas terá de se apresentar para a semana perante um juiz. Precisamente há dois anos atrás, no dia 15 de Janeiro de 2007, o defesa brasileiro do Benfica, Luisão, foi controlado no Cais do Sodré com 1,44 de taxa de alcoolemia. O burburinho foi grande. O atleta compareceu em tribunal. Foi condenado a trabalho comunitário que, salvo distração do autor destas linhas, continua por cumprir. Se os outros, comuns dos mortais, infringem, e não são penalizados, pelo menos estes, que são figuras públicas, que dêem o exemplo...

A rectificação «suplementar» do Orçamento ficcional

Pedimos desculpa pela interrupção, mas o défice volta a subir dentro de momentos...
De mansinho, e sem fazer ondas, Teixeira dos Santos, o escolhido para o sacrifício,veio dizer ao País, por outras palavras, que estes quase 4 anos de sacrifícios, em nome do défice, foram para o galheiro. O desemprego já vai nos 8,5% (sem contar com os que estão a fazer cursos, mesmo desempregados, e os milhares que foram acartar baldes de massa e apanhar fruta em Espanha e França) e o défice roça os 4 por cento. Sempre hábil com a propaganda e a semântica, a central de comunicação governamental, aprovou um orçamento suplementar (e não rectificativo, para não estragar o anúncio de Sócrates que dissera que o seu Governo nunca tinha feito um segundo documento das contas do Estado) que torna um pouco mais realistas os números mais dignos da ficção científica avançados pelo executivo em Outubro. O "Cabo das Tormentas", que Sócrates previu ser ultrapassado em 2009, ainda está longe de se vislumbrar. Por estes lados, só se avista mar...

Outra vez a Lusa

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, acusou hoje à noite a Agência Lusa de ter mandado propositadamente a Espanha um jornalista para “ouvir os socialistas espanhóis” sobre as declarações que proferiu sobre o TVG. Ferreira Leite, que falava no seu primeiro comício do ano, no Europarque de Santa Maria da Feira, afirmou ainda que uma das conclusões que tira dessa notícia feita pela Lusa é a de que “o engenheiro José Sócrates vai fazer queixinhas aos socialistas espanhóis e vai pedir-lhes ajuda”.
Fonte: Agência Lusa
**************

Já estou como o Ricardo Costa, aposto que o director de informação da Lusa, Luís Miguel Viana, vai ser chamado, outra vez, ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre mais um caso envolvendo a agência de notícias do regime.

Para acabar de vez com os jornais

A chegada ao panorama da Comunicação Social dos grupos económicos, foi o golpe de misericórdia para a qualidade e algum romantismo que existia nos jornais portugueses. Despedir os redactores mais velhos, com mais vícios, mas também os mais incómodos e inconformados, recrutar a recibo verde e em regime esclavagista mão de obra barata para trabalhar 12 horas por dia e fomentar as sinergias entre jornais, foram as lógicas empresariais introduzidas pelos novos donos dos jornais. O despedimento colectivo de 122 profissionais do grupo Controlinveste (dirigido pelo sr. Oliveira, o tal que há 20 anos atrás andava a martelar cartazes publicitários nos estádios de futebol) é revelador do rumo que os títulos em Portugal estão a levar. A «memória» nas redacções está praticamente extinta. E, em tempo de vacas magras, os empresários e os directores dos títulos, sempre subservientes a quem manda, ficam mais permeáveis às pressões políticas. Soube que no «JN» os fotógrafos da redacção de Lisboa foram despedidos. A solução encontrada foi célere: criar uma espécie de agência de fotografia para encaixar meia dúzia de "bate chapas", «dos baratinhos», que fazem 8 serviços por dia para os vários jornais do grupo, «DN», «JN» e «24 horas». Qualquer dia, quando os cortes progredirem, chegará o momento em que o jornalista sairá para a rua, em reportagem, vai escrever a sua peça para publicação em meia dúzia de jornais do grupo também para a versão online, ao mesmo tempo que assegurará as fotos do evento com a sua máquina digital. Em alternativa, faz-se via televisão ou «vai a Lusa». Vão por mim, já faltou mais.

Soares, à tangente

Foram poucos, mas bons os que, corajosamente, votaram na sondagem que colocámos à consideração dos eleitores a partir da seguinte questão:«Concorda com Soares quando o ex-PR diz que não são 3 eleições em separado que vao arruinar o País?». 44 por cento disseram que sim, 33 disseram que não. Finalmente, 22 por cento, defendem que as europeias se realizem em conjunto com as autárquicas.

Obama no Madame Tussauds


Ei-lo que chega, mesmo antes de tomar posse, ao famoso Madame Tussauds, em Londres. O Obama de cera tem uma sala oval, só para ele. Aposto que nos tempos mais próximos vai ser a grande atracção do museu britânico, destronando Tom Cruise, David Beckham e Ladi Di, muito solicitados para uma fotografia para a posteridade.