13 novembro, 2012

Doidos por um «cachet»

O futebol é a melhor exportação portuguesa e a Federação Portuguesa de Futebol uma das empresas mais bem-sucedidas do país. O mérito é todo das sucessivas gerações de futebolistas nacionais que, fruto das vitórias, têm dado escaladas no ranking e muitos milhões para a entidade da Rua Alexandre Herculano. Depois também há as viagens relâmpago a essa potência chamada Gabão para meter mais 800 mil euros de cachet ao bolso, mesmo que isso só atrapalhe em termos desportivos. Está visto que o importante é mesmo negociar. Cristiano Ronaldo e Nani nas Ilhas Salomão, no Botão, nos Emiratos Árabes Unidos ou no Burkina Faso parecem-me grandes jogos, desde que haja a garantia de «graveto».

«Coelhone» e a estátua a Coelho

O secretário de Estado dos transportes, Sérgio Monteiro, anunciou hoje que as empresas públicas de transportes alcançaram um resultado operacional positivo, explicando «que não se perde dinheiro com a operação». O boy social-democrata lembrou que em Maio, Jorge «Coelhone», o patrão da Mota-Engil, disse que se o Governo conseguisse que as empresas públicas de transportes tivessem resultados de exploração positivos no final deste ano, seria o primeiro subscritor para erguer uma estátua. «Proponho que comecem a tirar as medidas para fazer a estátua ao Primeiro-Ministro», exultou hoje Sérgio Monteiro durante um seminário realizado em Lisboa.
Acho bem. Coloquem-na em pleno Rossio para começar a lapidação ou apedrejamento ao vilão Passos Coelho. Com um molde bem feito, o treino intenso pode permitir aperfeiçoar o arremesso de artefactos ao Coelho de carne e osso.