27 dezembro, 2010

Candidatos queijo da serra

Não vi nenhum debate, mas pelo que leio nos comentários jornalísticos, a coisa anda especialmente rasteira. Começo a ter saudades do célebre candidato do queijo da serra, nas longínquias presidenciais de 1976. A diferença é que estes conseguiram reunir as assinaturas e o outro não. E ainda falta o deputado relógio madeirense, o tal senhor Coelho que chama «tirano» a Jardim. Isto promete.

Zanga de manos

Numa daquelas entrevistas «à Octávio», Antonio Oliveira abriu o livro ao «Record» para dizer tudo e, no fundo, quase nada. Coisas do género, «não quero falar de algumas coisas, pois se o fizesse divorciava uns e metia outros na cadeia». Mas o trecho mais relevante acontece quando o ex-jogador do Sporting e FC Porto e ex-seleccionador nacional fala do seu irmão, Joaquim Oliveira, com o qual cortou relações. Oliveira, o António, diz, sem ponta de ironia, assegura, que o seu irmão tem «méritos evidentes» e que até merecia uma estátua pelo que fez pelo futebol português. Sobre a empresa que fundaram juntos, a Olivedesportos, Oliveira, o António, diz que «é o FMI do futebol», que «tem suportado a modalidade profissional sobre o ponto de vista financeiro. Há muitos anos». Uma vez que a estátua parece garantida, será que o Oliveira, o Joaquim não quer dar uma mãozinha ao seu amigo Socrates e comprar alguma da imensa dívida nacional?

NY state of mind

Nova Iorque amanheceu assim. A Sétima Avenida coberta de neve. É caso para dizer, «start spreading the news...»

Lisboa abandonada

Lisboa é uma cidade votada ao abandono. Está a tornar-se vulgarmente preocupante circular nas principais artérias da cidade e encontrar sinalização e barreiras dos bombeiros e da polícia a impedir a passagem de peões e automóveis pelo facto de imóveis estarem à beira da derrocada. Uma espécie de coma irreversível em que se aguarda o dia para desligar a máquina. O último exemplo é o da foto e acontece na movimentadíssima Avenida Elias Garcia, a 20 metros da central Avenida da República. Triste sina a desta cidade que teima em ficar entregue a «patos bravos» que para chegar a S. Bento têm de passar, como pelo Monopólio, pelo Largo do Município.

A frase do dia

«Passo serões mais agradáveis no YouTube do que a ver televisão», Rui Unas, apresentador e actor, Diário de Notícias, 27 Dezembro 2010