10 julho, 2009

Obama, um cristão exemplar...

Obama e Michelle, esta tarde, no Vaticano, recebidos por Bento XVI

...Obama, o lascivo

Cimeira do G8, em L'Aquila

No ponto de mira

É uma notícia digna de um tablóide britânico, mas muito oportuna, a que foi hoje dada à estampa no «Correio da Manhã». O juiz Carlos Alexandre, uma espécie de Baltazar Garçón à portuguesa, que tem nas mãos os mais intrincados processos judiciais está instalado num gabinete do novo Campus de Justiça, no Parque das Nações, que o expõe a qualquer cidadão que passe na rua. O Tribunal Central de Instrução Criminal foi colocado no rés-do-chão de um prédio com paredes de vidro, que não são à prova de bala e que dão uma visão completa sobre o que se passa no interior. Basicamente pode fazer-se uma vigilância «big brotheriana» ao magistrado no período em que ele por ali se mantiver. Sabendo-se que Alexandre já recebeu ameaças de morte e anda com segurança pessoal 24 horas por dia, estranha-se o desleixo com que esta situação foi abordada. Mesmo no novo e arejado espaço da zona oriental de Lisboa, a Justiça continua a ser tratada, como sempre, a pontapé.

Gripe A ataca «Correio da Manhã»

A um ritmo diário, vão pingando novos casos de Gripe A em Portugal. O pior deverá estar para vir no regresso às aulas e quando os portugueses terminarem as férias. Segundo a imprensa, o Metropolitano, os festivais de verão e os parques aquáticos concentram cuidados redobrados por parte das autoridades. Os órgãos de comunicação social também podem estar no olho do furacão a avaliar pela razia que a pandemia está a fazer no «Correio da Manhã». Dois elementos afectos a altos cargos editorais no jornal foram obrigados a ficar de quarentena em casa devido ao facto de os filhos de ambos frequentarem o colégio das Pedralvas, em Benfica, onde foram detectados focos do vírus.

A frase do dia

«Não faço milagres, não sou Merlin ou Harry Potter», José Mourinho, treinador do Inter de Milão, revelando na primeira conferência de imprensa da temporada que não tem para a presente época uma equipa de sonho, Corriere de la Sera, 10 Julho 2009