26 setembro, 2010

«Com Tiririca, pior do que tá não fica»

Em Portugal há políticos com alma de palhaços, no Brasil há palhaços que aspiram a ser políticos. É o caso do Palhaço Tiririca, um humorista que é um verdadeiro fenómeno de popularidade e que está a convencer o eleitorado de São Paulo em vésperas de eleições com a sua candidatura pelo Partido da República a deputado federal. O seu slogan de campanha é bem divertido: «Com Tiririca, pior do que tá não fica». A ver se convencemos os «nossos» palhaços Croquete e Batatinha a enveredarem por uma carreira política em Portugal. Talvez fosse possível tornar menos apalhaçada a nossa vida político-partidária.

Foi aqui que tudo começou

Faz amanhã 25 anos que foi inaugurado o Centro Comercial das Amoreiras. O primeiro shopping português, da autoria do arquitecto «quebra-brilhas», Tomás Taveira, que tanta celeuma causou. Mesmo que se tente negar, há um antes e um depois do Amoreiras. De remediados e pobrezinhos, passámos de consumistas e novos ricos. Emergiu também o novo conceito de «passeio público», em que famílias inteiras vão, mesmo em dias de sol, «pastar a vaca» para as novas réplicas paridas pós-Amoreiras.

Sócrates baldou-se

O Primeiro-Ministro até chegou a confirmar a sua presença na mini-maratona de Lisboa, mas acabou por baldar-se. Deve ter tido medo das reacções da populaça. Está visto que Sócrates já não corre nem por dentro, leia-se o governo, e muito menos por fora.