05 novembro, 2012

New York state of mind

Sempre ouvi dizer que Nova York era «a cidade». Como o amor das nossas vidas, a tal. Ainda não tive o prazer de conhecer, mas não quero ir com os pés para a cova sem desfrutar da «big apple», subir à Estátua da Liberdade, apreciar o skyline de NY, assistir a um jogo dos Knicks no Madison Square Garden, deambular pela feérica atmosfera de Times Square. Os atentados do 11-S e o impacto do furacão Sandy demonstraram que a cidade cantada e evocada por dezenas de artistas tem uma capacidade de regeneração incrível na sequência de acontecimentos trágicos. Um verdadeiro «state of mind», como cantou Billy Joel. A capa da mítica «New York» é uma ode ao bom gosto e ao eterno magnetismo associado à cidade norte-americana. «Start spreading the news...»

Quem quer ser do Sporting?

O futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes da vida, como alguém um dia disse. Mas ninguém anda feliz por estar a um ponto da linha de água da despromoção e ainda menos se estivermos a falar do colossal Sporting Clube de Portugal. Nem a liderança na II Liga e o triunfo diante do rival Benfica B atenuam a humilhação que vai nos corações leoninos. O belga é «outro» para queimar, Godinho Lopes já está em labaredas há muito. As eleições antecipadas estão ao virar da esquina. Mas o pior é mesmo a degradação da imagem do clube de Alvalade junto das novas gerações. Confessava o ex-jogador do Sporting, Litos (lembram-se dele?) que o seu filho de 12 anos perguntou-lhe «se podia mudar de clube e trocar o Sporting pelo FC Porto?». Fica a ideia para o departamento de marketing do Sporting pensar em estratégias interessantes para reganhar adeptos, mas torna-se difícil depois de anos de jejum de títulos e um impressionante somatório de derrotas consecutivas.

A frase do dia

«O responsável pela crise económica em Espanha e na Europa não sou eu», José Mourinho, treinador do Real Madrid, questionado pelo facto de existirem 7 mil bilhetes por vender, a 24 horas do jogo no Bernabéu para a Champions, El Mundo, 5 Novembro 2012

O barricado

Com a cortesia do Tugaleaks, publicamos uma espécie de «Wanted, dead or alive» do tempo do farwest. Cavaco está barricado na «pirâmide» de Belém em aturada reflexão política. Não há data prevista para falar à nação. Não é de descartar que saia «fumo branco» através do Facebook. Daqui não saio, daqui ninguém me tira.