02 dezembro, 2007

Sócrates, "Picareta falante" só em espanhol

O grupo Prisa, detentor do jornal "El País" e simpatizante do governo socialista de Zapatero, dedica hoje 10 páginas ao primeiro-ministro de Portugal na revista dominical do maior jornal espanhol, a EP Semanal. Na conversa com o correspondente do "El País" em Lisboa, Sócrates fala das suas corridinhas matinais, das preferências literárias, da gestão da agenda para estar com os filhos e da forma como concilia a liderança do executivo português com a presidência europeia. Um retrato de um político com rosto humano, que trata a ministra da Educação por «senhora ministra» e troca saudações como as dos jogadores de basquetebol, com o ministro da Economia, Manuel Pinho. O epílogo da entrevista merece ser reproduzido na integra: «É verdade que não vai recandidatar-se?», perguntou o jornalista. Ao que Sócrates respondeu: «Veremos, temos dois anos pela frente, é uma eternidade política. Viu como os meus compatriotas têm de mim uma impressão errada? Dizem que sou pouco falador...»
ENTREVISTA EL PAIS (Edição 2 de Dezembro 2007)

Segredos de alcova

As duas mulheres mais poderosas da América política têm estado na mira dos boatos sobre a sua sexualidade. Várias publicações têm insinuado que Condoleezza Rice e Hillary Clinton mantêm relações sentimentais com...mulheres. O "National Enquirer" publicou mesmo um artigo intitulado "Who´s gay and who's not". Nenhuma das visadas se pronunciou, até ao momento.

A estrelinha de Scolari

A estrelinha da sorte voltou a bater à porta de Portugal. A fortuna bafejou-nos no sorteio para o Euro 2008. Suiça, Turquia e República Checa são selecções perfeitamente acessíveis, desde que os comandados de Scolari mantenham uma atitude diferente da demonstrada nos jogos de qualificação. A comunidade imigrante no país helvético não perdoaria tal desfaçatez.

A frase do dia

«Putin quer governar como Stalin e viver como Abramovic», Gary Kasparov, La Repubblica, 2 de Dezembro 2007

Por este Rio acima

Curiosas palavras de Rui Rio. O presidente da CM do Porto, criticou a actuação das autoridades policiais, ao declarar não compreender como se perde tempo com processos «menores», como o Apito Dourado, e não se resolve casos de violência como os relacionados com a noite da "invicta". «Só os vejo preocupados com coisas menores. Em vez de gastarem milhares de páginas em processos como o Apito Dourado poderiam perder alguma energia com estes casos, os que lhes conferiam mais credibilidade». Rio ainda vai fazer as pazes com Pinto da Costa. Vai uma aposta?