07 setembro, 2007

Bin Laden deu sinal de vida

Com o aproximar de mais uma efeméride sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001, Bin Laden deu sinal de vida, numa gravação que será divulgada nos próximos dias. Ao que parece, o inspirador da Al-Qaeda, insiste que os americanos são "vulneráveis" mas não promete atentados nos próximos tempos. Mau sinal. Ao contrário da ETA, que sinaliza antecipadamente as suas acções terroristas, a Al-Qaeda, ou quem se inspira no seu movimento, atacam, sem avisar, depois de meses de meticulosa preparação. Depois de NY, Madrid e Londres, é provável que o regresso à América. Haja oportunidade. Nem de propósito, a CIA avisou hoje que estão em preparação atentados de "grande envergadura".

Se a moda pega...

Curiosos estes tempos que vivemos. Coincidindo com a descida da pequena criminalidade nas ultimas estaíisticas, massifica-se o assalto a supermercados, a bancos, o carjacking e os ajustes de contas à porta de locais de diversão nocturna. Ou seja, a criminalidade violenta, com recurso a armas de fogo, ganha terreno. O presidente da Associação Nacional de Bancos lançou ontem através dos jornais um apelo para a intervenção dos “poderes públicos”, ressalvando que quem perde verdadeiramente é a sociedade e não a banca. João Salgueiro esquece-se que há muitos portugueses desempregados e como detestam trabalhar, só lhes resta roubar. Sabendo como funcionam os fenómenos miméticos, era bom que todos os assaltos fossem abortados e condenados ao insucesso. Caso contrário e se a moda pega, vai ser preciso acampar um polícia em cada sucursal bancária, ourivesaria ou joalharia do país.

Entrevista com final em beleza

As entrevistas de Mário Crespo no "Jornal das 9" continuam a ser verdadeiramente imprevistas, a não perder e um must dos serões televisivos. Ontem, o convidado foi Miguel Beleza, para comentar as decisões do Banco Central Europeu relativamente aos juros. No seu habitualmente desconcertante registo, o ex-ministro das Finanças lá foi respondendo de forma pachorrenta, até que no final, o pivot decidiu lançar duas questões adicionais, uma sobre a morte de Pavarotti e outra sobre a corrida à liderança do PSD: “Quem é que apoia?». Beleza, hesita e responde, secamente: “A dr. Manuela Ferreira Leite”. Silêncio de Crespo, que lhe recorda: “mas Ferreira Leite não é candidata”. “Pois não, mas eu gosto muito da dr. Ferreira Leite”, reage Beleza. Absolutamente inolvidável...