15 junho, 2008

A atitude do costume

Os «invejosos» que não têm a selecção nacional no coração e detestam Mr. Scolari estão em festa. As reservas fizeram uma triste figura diante da selecção do país dos queijos e dos relógios. A poção mágica do «Harry Potter» Quaresma esgotou-se e nem as trivelas fizeram sucesso. O «Big Phil» introduziu 8 substituições na equipa titular e no final do jogo, no seu jeito habitual, argumentou que Portugal já tinha garantido o apuramento vencendo os dois primeiros jogos. O futuro assalariado de Abrahmovic não é burro nenhum, mas que tem o condão de irritar a malta, lá isso tem.

Contratempos meteorológicos

A TVI, para além de campeã de audiências, arrasando sem dó nem piedade a concorrência, é também a lider destacada no campeonato das gaffes, algumas delas monumentais. A última que detectámos aconteceu esta tarde. O pivot Sousa Martins, no estádio de Basileia, queixava-se da chuva torrencial que caía na Suiça: «do inverno de Basileia, vamos passar para o Verão de Lisboa». A repórter destacada no Marquês de Pombal nem queria acreditar no que ouvia e teve mesmo de confessar: «Bom Sousa Martins, na verdade acaba de começar a chover no Marquês de Pombal»...

Vaticano não vai em filmes

O Vaticano impediu a rodagem do filme «Anjos e demónios», uma adaptação do livro de Dan Brown, em várias igrejas de Roma, argumentando que a película em causa não é «compatível com o sentimento religioso». A Ron Howard, o realizador da sequela do «Código da Vinci», que conseguiu rodar cenas do filme no Museu do Louvre, em Paris, não restou outra alternativa senão recriar as igrejas da «capital eterna» noutros locais do sul de Itália. Os restantes interiores serão gravados em Los Angeles. Entretanto, a «nega» do Vaticano, não impediu Tom Hanks e a israelita Ayelet Zurer de gravarem algumas cenas do novo filme nas ruas de Roma.

Desabafos de um patriota revoltado

Após a morte de Norman Mailer, o ensaísta Gore Vidal é a consciência crítica da América. Impiedoso para a administração Bush, este primo afastado de Al Gore, concedeu ontem ao jornal espanhol «El Mundo» uma entrevista daquelas de retirar o fôlego a qualquer mortal e que dificilmente seria reproduzida num «media» dos USA. Sobre Obama, diz que «tem possibilidades de vencer as presidenciais de Novembro, se lá chegar vivo». Relativamente à guerra desencadeada por George W. Bush no Iraque, Gore Vidal estima «que vai demorar 100 anos até o mal que foi feito estar reparado. Deixámos para trás a República e renunciámos à Magna Carta», acrescenta. Mas a cereja no topo do bolo do escritor desassombrado, acontece quando recorda o caso Monica Lewinsky: «Os republicanos organizaram o impeachment contra Clinton porque alguém lhe fez uma mamada e agora falta coragem para avançar com um processo idêntico a Bush por violação sistemática da Constituição americana...Dá medo viver neste país». Já se percebeu porque é que Vidal escolheu ter residência permanente em Itália.