18 julho, 2007

Abaixo as gravatas!

O Ministério da Saúde italiano solicitou aos responsáveis das empresas públicas e privadas que recomendem aos seus trabalhadores para não usarem gravata para reduzir o impacto dos aparelhos de ar condicionado, favorecendo, deste modo a poupança energética. A Itália tem sido afectada nos últimos dias por temperaturas acima dos 30 graus.



Complot, disse ele

Os serviços secretos de Moscovo continuam fiéis aos métodos do sinistro KGB. O oligarca Boris Berezovksi, inimigo declarado de Vladimir Putin e, à semelhança de dezenas de outros empresários, como Abrahmovic, exilado em Londres, acusa o presidente russo de orquestrar um complot para assassiná-lo. Segundo revela hoje um jornal britânico, a Scotland Yard abortou uma tentativa para liquidar Berezovski que seria perpetrada por um mercenário russo no Hotel Hilton, em Park Lane, em Londres. Depois do hollywoodesco homicidio do espião Litvinenko com Polonium 210, no passado mês de Novembro, a capital londrina está a transformar-se em terreno fértil de guiões para próximos filmes da indústria cinematográfica.

Eu blogo, logo sou controlado...

Os blogues estão na moda e a literatura sobre os mesmos também começa lentamente a despontar. Pedro Fonseca editou, com a chancela da CentroAtlântico.pt, um livro intitulado "Blogues Proibidos", em que recorda seis casos, nacionais, que suscitaram forte polémica.
Das acusações de plágio a Miguel Sousa Tavares à pirataria informática no blogue de Pacheco Pereira, de processos judiciais a jornalistas, professores ou aos inevitáveis autores anónimos, "Blogues Proibidos" mostra como a escrita em blogues deixou de ser um fenómeno amador e confinado a um círculo restrito de pessoas. As conhecidas agências de "clipping", que diariamente fazem o resumo de imprensa de jornais, rádios e televisões, têm também mais um trabalho adicional: monitorizar a blogosfera para saciar os àvidos pedidos. Dizem-nos que os partidos políticos e algumas entidades governativas são os melhores clientes.

A crise do “Benfica” da política

O PSD está em ebulição. Ciclicamente, as várias facções do partido, a que se já lhe chamaram o Benfica da política devido à sua influencia transversal na sociedade, digladiam-se em busca de um lugar ao sol. Depois da fuga de Guterres do “pântano”, parecia que havia chegado um longo período laranja no poder. Mas eis que José Manuel Barroso mandou a política portuguesa às malvas e foi tratar da vidinha para Bruxelas.
O desespero apoderou-se do laranjal que agora se vê e deseja para reconquistar o trono. Após a hecatombe das intercalares de Lisboa, Marques Mendes vai uma vez a teste e até é natural que se aguente.
LF Menezes insiste em manter-se em jogo para chatear e para representar o bloco santanista, enquanto Aguiar Branco, um ilustre desconhecido para muitos, não terá qualquer hipótese. Rui Rio, qual desejado, rejeitou hoje uma candidatura, explicando que “não há nenhuma razão extraordinária para interromper o mandato” no Porto, iniciado há 1 ano. Sabendo nós como os políticos são peritos em dribles semânticos, não nos admiraria que, em 2008, a um ano de eleições legislativas e com o Governo Sócrates mais desgastado, Rio saltasse para a ribalta, lançando-se na corrida à liderança do partido.

Mandela

O símbolo da luta sul africana anti-apartheid, Nelson Mandela completou 89 e reuniu-se de um "comité de sábios" para propor sugestões para problemas globais afectam a população do planeta, como a Sida, as alterações climáticas e a fome: Jimmy Carter, Desmond Tutu, Koffi Annan, Mary Robinson, Richard Branson e Peter Gabriel, são alguns dos “eleitos”.

Tragédia em São Paulo

A maior tragédia de sempre da aviação civil brasileira cobrou a vida a cerca de 200 pessoas, no aeroporto de Congonhas, São Paulo. Ainda não refeito do acidente do ano passado com o avião da GOL, na selva Amazónica, o Brasil volta a estar de luto por mais este acidente protagonizado pela sua indústria aeronáutica.