11 dezembro, 2007

A Oeste nada de novo

Arranca dia 13 a nova campanha de promoção da imagem do nosso país. Intitulada "Portugal Europe's West Coast", conta com as caras de José Mourinho, Cristiano Ronaldo e Mariza, alguns dos portugueses mais famosos do momento. Jornais e revistas de todo o mundo, serão apenas alguns veículos para a transmissão da mensagem. O fotógrafo que concebeu este projecto, Nick Knight, recebeu de honorários uns míseros 300 mil euros. Como esta, é a 11ª campanha para promover a imagem do «cantinho» desde 1992, o melhor é fazerem as contas.

Aquela máquina...

Santana Lopes atacou hoje a política de educação «laxista» do governo socialista e aconselhou o primeiro-ministro a não querer ser «como o homem da Regisconta, "uma máquina"». «O senhor primeiro-ministro não pode querer ser o homem da Regisconta, que é uma máquina. A Regisconta até faliu...». Pois. Diz-se que a relação de Santana com o dinheiro não é das melhores. Se não fosse alguns dos seus amigos advogados abastados, PSL teria estado à beira da penúria.

Sedução ou pequena corrupção?

É Natal, é Natal, chegam as prendinhas. Cabazes completos, perfumes, chocolates, vinhos da melhor casta, enciclopédias do mais alto nível. É vê-las a entrar nas empresas com aparatosos embrulhos e laços. Vale tudo no jogo de atracção que as empresas exercem para arrebatar negócios de milhares ou de milhões à concorrência. Técnicas de sedução refinada ou corrupçãozinha?

Reforme-se, homem!

José Miguel Júdice é, porventura, o maior lobista português. É dono do maior escritório de advogados do país, do restaurante mais caro de Lisboa e de um dos hotéis de luxo mais categorizados, localizado em Coimbra. Não admira que António Costa e Manuel Salgado se tenham querido reunir da douta presença de Júdice na candidatura à câmara de Lisboa. Pudera, há negociatas de permeio e a palavra de Júdice conta. A eleição de Marinho e Pinto desatou a ira de Júdice. Motivo: Marinho diz que é preciso travar o volume de causídicos que todos os anos são despejados para o mercado, o que ameaça o negócio de Júdice. Acto contínuo, o ex-bastonário começou a disparar por todos os lados e os danos colaterais chegaram mesmo a atingir o ainda líder da Ordem dos Advogados em funções, Rogério Alves, que já foi muito seu amigo e agora é um alvo a abater.

Tratado sob carris

Os líderes dos 27 países europeus que assinam esta quinta-feira o Tratado Europeu no Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa, serão transportados ao banquete no Museu dos Coches num eléctrico articulado da Carris, conduzido por uma guarda-freios, de seu nome Sara Soares.
A viagem será realizada posteriormente à assinatura do tratado percorrendo apenas... uma paragem, sendo utilizado para o percurso um dos dez carros eléctricos articulados da Carris, com decoração própria para o evento, sendo todo ele azul escuro com as inscrições comemorativas sobre a data.

Lixeira a céu aberto

O vereador com o pelouro dos espaços verdes na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, definiu o orçamento para 2008 como o mais solidário e mais verde que a cidade já teve. Enquanto isso, a cidade continua mergulhada numa imundice nunca vista. Aliás, nas ruas da capital os funcionárioas da EMEL há muito que passaram a ocupar os passeios, outrora propridade dos antigamente chamados de "almeidas". E, logo por azar, não tem chovido.

A frase do dia

"Assistimos agora à luta entre uma rede de 'donos' pelo domínio da transacção de mercadorias informais ilegais ou criminalizadas, cujos lucros acumulados rapidamente estão a ser transferidos para actividades económicas ilegais em termos de branqueamento de capitais (...) frotas de táxis, residenciais, hotéis, restaurantes e prostituição são algumas das principais opções feitas pelos traficantes de drogas entretanto reciclados em novos-ricos respeitáveis», Barra da Costa, antigo inspector-chefe da PJ, sobre os homicícios em série na noite do Porto, Agência Lusa, 11 de Dezembro 2007