13 agosto, 2007

O muro que envergonhou a Europa

13 de Agosto de 2007, marca o 46.º aniversário do lançamento da primeira pedra do muro que dividiu a Alemanha em duas metades: a ocidental e oriental. 238 pessoas morreram ao tentar atravessar esta barreira, que seria derrubada em 1989.

Férias siberianas

"Camaradas, pesquei mais um peixinho"

"Rambo" Putin, num cinema próximo de si

O sermão de São Putin aos peixes

Há não muitas décadas, a Siberia não era um sítio particularmente agradável. Sinónimo de degredo e trabalhos forçados. Era para lá que era enviados os traidores, os inimigos e os indesejados da imperialista URSS. Stalin chegou a deportar milhares de estónios. Agora, em pleno século XXI, Vladimir Putin está de férias e escolheu a Sibéria para o descanso estival. Em tempo de contenção, o presidente russo optou por fazer umas férias baratinhas para as quais convidou o Príncipe Alberto do Mónaco que não se fez rogado e alinhou numa pescaria com o ex-KGB no lago Yenisei, o quinto maior do mundo.

A frase do dia

"Preferíamos saber o que aconteceu, mesmo que isso implicasse ter que afrontar a terrível verdade que Madeleine estivesse morta. Gerry e eu precisamos de sabê-lo", Kate McCann, "Woman's own magazine", 13 Agosto, 2007

Blair retocado no Photoshop

Tony Blair deixou a liderança do governo britânico, mas não se conformou em sair do palco mediático. O ex-PM faz a capa da "Vogue" masculina, mas com uma expressão bem mais jovial relativamente ao envelhecimento patente nos 10 anos que esteve em Downing Street. As más línguas falam mesmo em cirúrgicos retoques no Photoshop...

O adeus da eminência parda de Bush

O “arquitecto” de todas as vitórias eleitorais de George W. Bush anunciou esta manhã, em entrevista ao Wall Street Journal, que abandona o cargo de assessor presidencial do presidente dos EUA no final de Agosto. Karl Rove é considerado por muitos o estratega de toda a carreira política de Bush. Outros, vão mais longe, e ousam mesmo dizer que "Rove é o cérebro que falta a Bush" A praticamente um ano desta administração republicana sair de cena, Karl Rove sabe que “the job is done” e também tenta resguardar-se de alguns escândalos que o salpicaram, como é o caso Valery Plame, a agente da CIA cuja identidade foi revelada, suspeita-se que por Rove, para a imprensa, e outro caso do afastamento de oito procuradores federais por motivos politicos. Finalmente, a saída de Rove representa também o crepúsculo da ideologia dos “neo conservadores”, protagonizado por si, Wolfowitz e Rumsfeld. que entretanto já abandonaram a vida política activa.

Chuva de meteoros

Dois astrónomos observam a queda de meteoros em Gloucestershire, sul de Inglaterra