15 outubro, 2008

Carta para «Filipão»

Caro, Scolari. Reconheço que fui um dos que zurziram na sua postura arrogante e nas polémicas escolhas dos jogadores que faziam parte do seu clube de amigos. Mea culpa. A verdade é que consigo ainda ganhávamos uns joguitos e jamais vacilámos perante um adversário de terceiro escalão. Nunca largámos a calculadora, é certo, mas as contas batiam sempre certo. Nunca falhámos um apuramento. Habituou-nos mal.
Hoje, estou desolado. A potência albanesa vergou-nos no nosso próprio reduto. Vendo bem as coisas estamos quase fora do Mundial 2010. Não me conformo. Enquanto há vida há esperaça e enquanto existir Nossa Senhora do Caravaggio, agora deslocada em terras de Sua Majestade, há fé. Agora que o Queiroz não deve aguentar muito mais, exigimos que regresse, mesmo que seja em regime de part-time, para a nossa selecção. Se assim o desejar e se o Abrahmovic autorizar, os treinos dos seus seleccionados podem ser mesmo em Londres. No fundo, nós portugueses, odiamo-lo, mas não conseguimos viver sem si e o Murtosa. Agora percebemos, o burro não era você. Estamos à sua espera. Aceite um abraço. See you soon!

A resposta do dia

Diálogo entre o Primeiro-Ministro e os jornalistas à entrada do Conselho Europeu, em Bruxelas.
Jornalista - Algum motivo para o atraso de hoje?
Sócrates - Não, não, apenas viajei hoje em voo comercial. Mais alguma pergunta além do atraso? Não há? Obrigado.

Meter a cabeça no cepo

O chefe decidiu que se havia de arranjar um culpado para os cómicos atrasos na entrega do orçamento e o cordeiro que foi ao sacrifício chamou-se Augusto Santos Silva. «Assumo inteiramente a responsabilidade política pelo atraso verificado e pelos incómodos causados», afirmou, no plenário da Assembleia da República. “Peço, em meu nome, desculpa”, acrescentou. Sócrates, que só aparece para dar boas novas, deve ser um líder orgulhoso por ter, à sua volta, gente tão obediente.

Erros operacionais e geográficos do OE 2009

O Orçamento de Estado para 2009 contempla 319 mil euros para melhorar as condições de trabalho da Polícia Judiciária (PJ) em Bragança, uma cidade onde não existe nem está previsto vir a ser criada esta polícia de investigação. "Bragança, PJ- Instalação Eléctrica e AVAC" é a rubrica que abre o Programa de Investimentos e Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) regionalizado para o distrito de Bragança.

A verdade, 26 anos depois

Afinal, João Paulo II foi mesmo ferido em 1982 no Santuário de Fátima, depois de atacado à punhalada pelo Padre Krohn. Na altura, pensou-se que o Papa escapara incólume ao atentado, mas agora, 26 anos, o seu eterno braço direito e «anjo da guarda», Stanislaw Sziwisz, confirma que «quando voltámos para o seu quarto, havia sangue». Esta revelação consta no documentário «Testemunho», hoje apresentado no Vaticano.