26 junho, 2011

Tragédia TV

Dou de barato que Angélico é uma figura pública, especialmente para a geração «morangueira» e cor de rosa cá do burgo, mas daí a abrir os telejornais de sábado e domingo e a levar carros de exteriores para a porta do hospital, com os pés-de-microfone a repetirem o mesmo que os responsáveis clínicos afirmaram horas antes, já raia o surrealismo.

Ir pelo cano

As mais reputadas revistas especializadas, como é o caso do «Economist», já traçaram o destino da Grécia e parece ficar subentendido que Portugal e a Irlanda são os fregueses seguintes. Será que vale a pena o esforço ou Passos Coelho vai ficar conhecido como o político que enterrou ainda mais os portugueses para o boneco?

Mistério do dia

O professor Marcelo, o garganta funda, revelou hoje na sua prédica dominical que Bernardo Bairrão, administrador delegado da Media Capital, a dona da TVI, vai ser secretário de Estado do ministério da Administração Interna do governo de coligação. Se não for por amor à pátria, têm que me explicar, como se eu fosse muito totó, o que é que leva um gestor que ganha milhares a trocar a sua vidinha a trabalhar para os espanhóis por um cargo governativo de adjunto e ainda por cima num ministério propício a sarilhos dos grandes?

Drama, fúria e inferno



Nem no maior pesadelo os adeptos do River Plate podiam imaginar que o seu clube, com 110 anos de história e o maior número de títulos na Argentina, descesse à segunda divisão. Aconteceu hoje. A SportTV transmitiu o jogo, mas pouco interesse teve perante as imagens chocantes após a interrupção do jogo, a 1 minuto do fim, por incidentes nas bancadas protagonizados pelos furiosos e incontroláveis «hinchas» do River, inconsoláveis pela despromoção. 2500 polícias protegiam o estádio monumental de Buenos Aires, mas nem isso evitou os selváticos confrontos observados, inclusive presenciámos uma cena de pré-linchamento de um dirigente do clube da capital e dois canhões de água a lançarem água para as bancadas. Dantes dizia-se que estas cenas era apenas vistas no hemisfério sul, acontece que ultimamente o efeito contágio também já chegou ao continente europeu. É o lado lunar da globalização.

Grafiteiros ao ataque

Enquanto o Costa anda entretido com «borboletas», protectores solares e sardinhadas, a cidade vai definhando. Este imóvel ao abandono, localizado na Praça do Saldanha, foi atacado pela irreverência dos grafiteiros com o alerta «Aqui podia morar gente».