20 março, 2011

Político multiusos

Portas é o verdadeiro político multiusos. Adapta-se, ele e o discurso, a qualquer eleitor, seja um agricultor, pensionista, jovem «à rasca» e ex-combatente. Fala sempre com a mesma convicção, sem teleponto como outros, emociona-se quase genuinamente. O congresso de Viseu, muito bem conseguido do ponto de vista cénico e da comunicação para o exterior, terminou com a seguinte moral: Portas aceita ser o Nick Clegg de Passos Coelho no rescaldo das próximas eleições, ou inclusive o apêndice de PS e PSD numa utópica solução de governação abrangente, mas não ainda assim insiste num resultado para o CDS próximo ou acima dos dois dígitos. Consiga ele fazer descolar o incomodativo autocolante dos submarinos...

«Alcaldes» ao poder

Com o país à beira de eleições, vejo anunciado que o «Prós e Contras» de amanhã é sobre o futuro das cidades. Os convidados, «pela primeira vez juntos em televisão», são os «alcaldes» Costa e Rio. Sempre com boa imprensa e quiçá no trampolim para outros voos políticos. Estes critérios jornalísticos da Dona Fátima são verdadeiramente surpreendentes. Ou talvez não.

Fabricantes da realidade

O Paulo Dentinho está na frente de batalha da guerra da Líbia, enquanto Tripoli está a ser bombardeada pelas tropas aliadas. O repórter da RTP denunciou, em directo no Telejornal das 20h, que o regime de Khadafi é exímio em «fabricar a realidade», mobilizando a imprensa internacional para cobrir funerais colectivos onde as campas estão abertas, mas onde não existem cadáveres. Por falar em «realidade fabricada», lembrei-me logo do nosso Sócrates e do seu «país das maravilhas». Talvez seja isso que o une ao líder líbio.

Testemunhos sobre a Educação

Foi hoje apresentado em Lisboa, na Futurália, o livro «Políticas e Políticos da Educação». Trata-se de uma edição da RVJ Editores que compila 28 entrevistas de governantes e líderes de opinião de diversas áreas da sociedade portuguesa publicadas no jornal «Ensino Magazine» durante os últimos 13 anos. Eduardo Lourenço, Sobrinho Simões, João Lobo Antunes, Mega Ferreira, David Justino, Sérgio Godinho, Carlos do Carmo, Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Lurdes Rodrigues, são apenas alguns dos entrevistados que podem ser encontrados nas 255 páginas do livro. O autor deste blogue também contribuiu com uma mãozinha para o produto final desta edição que se pretende seja uma referência para analistas e estudiosos do fenómeno do ensino em Portugal.

Mistérios da lua

O dia foi quente e especialmente inspirador e a noite, com uma lua mais cheia do que é habitual, concentrou as atenções dos olhares e das objectivas.