24 janeiro, 2010

Os presidentes podem ser eternos

Agora que Angola foi eliminada da Taça de África, o povo daquele país vai acordar estremunhado e perceber que a nova Constituição permitirá que o presidente se eternize no cargo, eliminando-se a função de primeiro-ministro na hierarquia do Estado. O que quer dizer que José Eduardo dos Santos, agora com 67 bem conservados anos, por lá andará até que tenha forças ou caia da cadeira. A presidencialização do regime em todo o seu esplendor.

Carnaval à italiana

A Itália é um país especial. Uma espécie de Brasil na Europa, com algum Carnaval. No final do electrizante derby de Milão, que com o triunfo do Inter praticamente dá o «scudetto» à equipa de José Mourinho, Marco Materazzi decidiu festejar o triunfo com uma máscara de Silvio Berlusconi, presidente do AC Milan e...Primeiro-Ministro de Itália. Materazzi é um provocador profissional e se bem se lembram sofreu a cabeçada mais famosa da história por parte de Zidane, na final do Mundial 2006. Agora repete um acto provocatório, de forma deliberada, para todo o mundo ver. Se fosse em Inglaterra, seguramente seria suspenso pela federação...

Cristiano, na saúde e na doença

Cristiano Ronaldo sujou, outra vez, a sua folha disciplinar. Pese embora os dois golos que apontou e deram a vitória diante do Málaga, o português voltou a ser expulso, a segunda vez em casa esta temporada, depois de ter atingido um adversário com uma cotovelada. O desafortunado foi mesmo substituído com suspeita de fractura do nariz. Se fora do campo a contratação está a render financeiramente ao Real Madrid, o mesmo já não se pode dizer dentro das quatro linhas. Ronaldo esteve 2 meses de baixa por lesão e com a suspensão que deverá conhecer dentro de dias estará, outra vez, ausente, pelo menos durante dois jogos.

A frase do dia

«Se Goebbels viesse a Portugal teria muito a aprender», Medina Carreira, no programa «Plano Inclinado» da SIC-Notícias, 23 Janeiro 2010

«A abstenção construtiva»

Inigualável mestre na arte da retórica, Paula Portas inventou esta tarde mais uma para figurar no léxico do «politiquês»: «a abstenção construtiva». Foi mais um acto da peça de teatro em que se tornou a negociação orçamental, como denunciou Marques Mendes.

Big brother is watching you

A TAP apanhou 9 dos seus pilotos a comentarem o que não deviam no Facebook e convocou-os para um «curso de ética», com o pomposo nome de «Corporate Crew Resource Management». Teme-se que sob a capa de um curso de reciclagem se esteja perante uma tentiva de «correr com os bufos».

Arrepiante

O futebol proporciona, por vezes, imagens de horror, como esta da Reuters da fractura e luxação do tornozelo direito do defesa brasileiro do Corunha, Filipe Luís, depois do golo que marcou diante do Bilbao. Uma imagem que faz lembrar a lesão de Rui Águas, em Kiev, nos idos anos 80.
O jogador, cobiçado pelo Barcelona e pelo Real Madrid, vai parar 6 meses e diz adeus à temporada e provavelmente ao Mundial da África do Sul.