20 janeiro, 2009

Dar o peito às balas

Os 10 minutos em que Obama e a «first lady» caminharam pela Avenida da Pensilvânia, em Washington, deverão ter sido dos mais difíceis para os serviços secretos americanos. O presidente empossado saiu do «Cadilac» e, de mão dada com a esposa, acenou à multidão em completo êxtase, «dando o peito às balas», em sentido figurado e também literalmente. Um sinal de coragem. Esperemos que tenha correspondência na prática política.

So help me God...


«O mundo mudou e devemos mudar com ele»

Discurso na íntegra (Inglês)
A audiência da tele-cerimónia desta tarde deverá ter sido comparável a uma qualquer final de um campeonato do mundo de futebol. Estavam reunidas as condições para gerar expectativa em todo o mundo. Um espectáculo à americana que não defraudou, mas nada mais do que isso. Quanto ao discurso de Obama as opiniões dividem-se. Brilhante para uns. Elementar e óbvio para outros. Não houve slogans brilhantes retirados da cartola - o «Yes, we can» foi só mesmo para captar votos em massa no período de campanha. Repetiu o essencial, através de um discurso duro, com a âncora assente na mudança e na esperança. Aliás, chega de retórica. O conto de fadas terminou. Baixem o homem à terra e ele que prove o que vale. Obama já demonstrou vontade em resolver os primeiros problemas com que a sua administração se depara nas primeiras 100 horas de trabalho. A questão que se coloca é esta: será que ele pode?
PS: Menos mal que o Diabo Bush já regressou, de malas aviadas, ao seu rancho do Texas. Obama pode não ser milagreiro, mas pelo menos na atitude, a América vai mudar do dia para a noite.

Português desaparecido

Um investigador português está desaparecido em Berlim. Divulgo o texto da campanha que já corre na blogosgfera:
«Afonso Freire Novais dos Santos Tiago, de 27 anos, que trabalha em Berlim, está desaparecido.Foi visto pela última vez em Berlim (ponto A do mapa) às 04h00 de dia 10/01/2009 e dirigia-se para casa (ponto B do mapa).Por favor espalhem esta notícia para os vossos contactos, especialmente para fora de Portugal.Junto envio uma foto do Afonso. Há blogue para ajudar a encontrar o Afonso: http://findafonsotiago.blogspot.com/
Se tiverem qualquer notícia entrem em contacto com a polícia portuguesa ou alemã.Obrigado!»

A frase do dia

«Sócrates não é o coveiro da pátria. É sim o ilusionista deste circo chamado Portugal», Helena Matos, in Blog Blasfémias, 19 Janeiro 2009