16 junho, 2012

Márcia Rodrigues, RTP, Washington

O enfraquecimento político de Relvas abortou o regresso de Mário Crespo a Washington, como correspondente do canal do Estado. A escolhida para exercer a função durante os próximos 3 anos é Márcia Rodrigues, actual editora de política internacional da RTP, que na próxima semana viajará para ocupar o disputado posto, tanto pela visibilidade, como pelas  mordomias que proporciona. Dizem as más línguas que Márcia consegue o céu na terra, visto que é uma fã incondicional das compras em Manhatan. Até lhe oferecia uns sapatinhos do Manolo Blanik se ela conseguisse umas declarações em exclusivo com o Presidente Obama.

Resgatemos pessoas

Dia de manifestações um pouco por toda a Europa, com especial destaque para a que aconteceu em Madrid, para protestar contra o alegado resgate sobre o sistema bancário do país vizinho. «Resgatemos pessoas, desalojemos os banqueiros», foi o lema que animou cerca de 3  mil manifestantes que marcharem entre a Plaza de Quatro Caminos e a sede do Bankia, em Plaza de Castilla.

Rangers R.I.P

Pensei que fosse mentira. Tive de ler a notícia duas vezes. O Glasgow Rangers, o histórico clube escocês, fechou as portas, após ter declarado falência, depois de ter visto chumbado pela Liga o seu plano de viabilidade. Com 139 anos de existência, campeão por 54 vezes e com uma dívida superior de 26 milhões de euros, encerra a sua actividade, passando a chamar-se Rangers FC, militando na terceira divisão. Um saneamento à força que muitos clubes portugueses e europeus estavam a carecer.

Os porcos, as hortas, o bife do Tony e o lixo do vereador «Zé»

Reza a sempre bem informada «Sábado», que o cantor Tony Carreira comeu o seu primeiro bife apenas aos 10 anos. Quis o destino e o «cachet» que hoje estivesse rodeado por porcos e vacas no mega-picnicão que a autarquia do Costa e o supermercado do hiper-retalhista Belmiro organizaram no Terreiro do Paço, a propalada «sala de visitas» da capital. Enquanto isso, Lisboa faz lembrar uma cidade de terceiro mundo, tal é a concentração de lixo acumulado. O vereador «Zé», qual médico, diz que o lixo não constitui qualquer perigo para a saúde pública, preferindo dar prioridade aos porcos e às hortas, em detrimento de resolver com urgência a greve dos homens das pás e das vassouras da Câmara de Lisboa.
PS: Fonte que bebe do fino confidenciou-nos que o que foi possível meter dentro de sacos de plástico do «Continente» (claro!) zarpou. Intacta ficou a estátua de D. José e do seu cavalo.

Intervalo na tragédia

O futebol é a metáfora da vida e uma forma simbólica de fazer a guerra por outros meios. Os grandes certames entre selecções representam essa lógica em todo o seu esplendor. Hoje fui grego desde o 1º ao último minuto do jogo que eliminou russos e qualificou helénicos para os quartos de final. O país no poço e 11 heróis a darem o seu melhor com uma fibra incrível, sem esquecer o engenheiro «tuga», Santos de seu nome, no banco dos suplentes, a comandar as suas «tropas». O sofrimento e a solidariedade valeram-lhes o apuramento. E isto do futebol tem tanto de irracional como de sortilégio, que o acasalamento da próxima eliminatória do Euro 2012 pode dar  um Grécia....Alemanha. Escaldante. Perante este cenário, as eleições de amanhã contam pouco ou nada. O senhor do bloco de esquerda grego que não se ponha com ideias, a desforra dos germânicos será travada num campo de futebol.

A frase do dia

 «Eu não queria ser político este Verão. Vão ser demasiados fogos para apagar. E violentos», João Duque, economista e presidente do ISEG, entrevista ao jornal «I»,16 Junho 2012