28 março, 2009

Os campeões da Matemática

3 empates a zero. 9 pontos perdidos na fase de qualificação, ainda esta vai a meio. Depois de 8 anos em que nunca falhámos, com mais ou menos dificuldade, o apuramento para as fases finais de mundiais e europeus, arriscamo-nos, seriamente, a ficar fora da Taça do Mundo, em 2010, na África do Sul. Os pecados, ultrapassados ou mitigados com Scolari, são os de sempre. Muita habilidade, pouca eficácia. Por vezes, pouco talento, não raro, escasso empenho. É justo referir, aqui e ali, tem faltado a «estrelinha». Mas também é preciso dizer a verdade: a «geração Ronaldo» vale substancialmente menos do que a «geração Figo». Se calhar até valia a pena ficar 4 anitos em pousio, a ver os outros a jogar os grandes certames pela televisão. É irritante admitir, mas não querendo ser porta-voz dos portugueses, creio que continuamos com saudades desportiva de Scolari. As contas do homem, nas fases de qualificação, batiam sempre certo. E o «clube do amigos», que invariavelmente escolhia, tinha o espírito e a entrega que esta amálgama de «bons rapazes» seleccionados por Queiroz, definitivamente não tem.
Ah, e não se esqueçam de naturalizar depressa o Liedson, para afastar o Hugo Almeida da convocatória, um autêntico elefante numa loja de porcelanas - o mesmo é dizer, um zero à esquerda dentro da área. Enquanto isso, comprem calculadoras. Até ao próximo mês de Outubro vão fazer falta.

Antevisões fúnebres

Sócrates anda acossado pelo caso Freeport e pela TVI, mas pode estar descansado em termos de confronto político, já que a oposição não lhe faz frente. No «laranjal», continua sem se saber o nome do cabeça de lista às europeias, o que abre caminho à fértil especulação e boataria. Marques Mendes é o nome que mais se ouve, mas Borges, Aguiar-Branco e Agostinho Branquinho (medo!!!!), entram na «bolsa de apostas». Para piorar as coisas, Marco António Costa, deu hoje uma entrevista ao «JN», admitindo poder vir a ser candidato à liderança nacional do partido. «Quem sabe... A vida política é uma caixa de surpresas e uma permanente incógnita. Se sentir que posso contribuir e se considerar que tenho as capacidades necessárias, admito que possa um dia ser candidato», disse o braço direito de Menezes. Se Dias Cunha perspectivou que o Sporting acaba dentro de 10 anos, por este caminho o PSD não chegará, sequer, a essa marca.