03 fevereiro, 2012

Uma descoberta tardia do canal público

Está ligada há 20 anos à RTP, mas só agora é que parece que a descobriram - outro pecado do serviço público de televisão. Cristina Esteves é garantia de credibilidade, segurança e sensualidade. Apresenta o «Grande Jornal», da RTP2, com grande sobriedade, conduzindo as entrevistas de fundo sem vacilar, invariavelmente bem preparada, com grande conhecimento de assuntos jurídicos e judiciais. Aqui para mim, dá uma goleada das antigas à Ana Lourenço da SIC-N. Uma engraçada que caiu em graça.

Notícias meteorológicas só em...Roma

Andreia Vale protagonizou hoje na SIC uma das reportagens mais patéticas a que presenciei nos últimos anos. A repórter saiu à rua para perguntar a quem passava como ia suportar a «onda de frio polar» que assola o país. «Quantas camadas de roupa tem?», «Vai pela sombra ou pelo sol?» e «no seu trabalho está quentinho?», foram algumas das pérolas que ouvi da boca desta "iluminada" do jornalismo tuga. Notícia mesmo só noutros locais da Europa. Em Roma nevou, à séria. A romântica imagem da branca Praça de Espanha gerou um forte apelo pessoal para regressar à sempre bela Itália.

Ousadia carnavalesca

A judiaria de não dar tolerância de ponto no Carnaval é um acto de coerência deste governo, na senda de outras decisões censuráveis do governo. Recorde-se que Cavaco também era um mestre da coerência, até que um dia se lembrou de cortar o entrudo. Custe o que custar, Passos Coelho e o seu Primeiro-Ministro sombra, Relvas, continuam a cortar a direito, aguardando que a ousadia não lhes custe o lugar.

A frase do dia

«Uma nação com amor próprio não anda de mão estendida, nem a lamentar-se», Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro, durante o debate quinzenal na AR, SIC-Notícias, 3 Fevereiro 2012