17 setembro, 2007

Grillo falante

Imaginem que Herman José ou Ricardo Araújo Pereira se metiam na política e criavam uma empatia nas massas superior à lograda pelos actores políticos. Pois bem, o humorista italiano Beppe Grillo, de 59 anos, conseguiu-o, decretando como palavra chave: "Vaffanculo", traduzindo à letra para a língua camoniana, "vai levar no....".
Grillo decretou o "Vaffaculo day" e estimulou o lançamento de candidaturas cívicas para as eleições municipais. O fenómeno Grillo está a contagiar os italianos. O seu blog (http://www.beppegrillo.it/) é o mais visitado do país com 100 mil entradas diárias e os banhos de multidão ao humorista em várias praças transalpinas tem superado todas as expectativas. Obviamente, que o grito de guerra é "Vaffanculo". O povo gosta e Grillo, para se aproximar das massas, já vendeu o seu Ferrari e o seu iate. Política, a quanto obrigas...

A frase do dia

"Mais vale um criminoso em liberdade do que um inocente preso", José Miguel Júdice, Jornal 2, RTP, 17 Setembro 2007

A feira do livro

Carolina Salgado lançou um livro, Pedro Mantorras também. Luis Filipe Vieira promete por a nu as "tentativas de sabotagem" no Benfica, num...livro. José Veiga vai revelar os episódios da sua passagem pelo Benfica..em livro. Octávio Machado, "vocês sabem do que eu estou a falar", também tem um livro prontinho a sair do prelo. Isto é que se chama profusão literária. Abra-se já uma feira do livro de outono. Isso é que vai ser lavar roupa suja.

Mosquitos por cordas na Judiciária

Já vendeu seis mil exemplares, mas está a criar um mau estar enorme no seio da PJ. Chama-se "A Estrela de Joana" e tem a autoria de Paulo Pereira Cristóvão, um ex-inspector da Polícia Judiciária, que tem aparecido na TV a comentar o caso "Maddie". Nos "mentideros" da polícia criminal, acusa-se o antigo colega de ter feito "manipulação" no livro sobre a menina de 8 anos desaparecida em Setembro de 2004. Paulo Cristóvão esteve apenas 8 dias na investigação, tendo depois regressado a Lisboa por alegada agressão a Leonor Cipriano, a mãe de Joana.
Este protesto vem dos inspectores Marques Bom e Rodrigues Praxedes, que enviaram uma carta à Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, solicitando a sua divulgação.Os dois inspectores referem que "ao longo das cento e noventa e seis páginas são identificados, retratados (na vida privada e profissional) e citados, tendo as acções em que lhe são atribuídas participação sido manifestamente manipuladas pelo seu autor". Salientam, ainda, que esta passagem para o livro foi feita sem o seu "prévio conhecimento e autorização". Uma das personagens chama-se mesmo Marques Bom que, por sua vez, dá a voz a "comentários polémicos e desajustados, recorrendo a vocábulos e expressões vernáculas", pode ler-se na carta enviada para a ASFIC.

Tambores de guerra

Inquietantes as palavras do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que lançou uma ofensiva diplomática para fazer o Irão ceder quanto ao seu programa nuclear, suscitando hoje uma viva reacção de Teerão, mas também críticas de alguns dos seus parceiros e da AIEA por ter evocado um risco de "guerra". Em declarações proferidas num programa televisivo. Bernardo Kouchner, que fundou a AMI, avisou o mundo para "se preparar para o pior", ou seja a guerra, o que indicia que Paris, agora com Sarkozy, está a fazer o "jogo sujo" que devia competir aos americanos. Pelos vistos, as férias americanas do presidente francês, não foram em vão.

Atestado de estupidez

Jorge Gabriel, como bom profissional que é, submete-se ao sacrifício de apresentar o novo e intragável concurso da RTP intitulado "Você sabe mais do que um miúdo de 10 anos?". Adultos são questionados sobre diversas matérias e contam com a ajuda de crianças a frequentar 4ª classe. Se o desempenho é mau, o adulto vira-se para a câmara e em tom de gozo diz: "Confesso que não sei mais do que uma criança de 10 anos". Mais um exercício televisivo que põe a nu as debilidades intelectuais dos nossos compatriotas, com o carimbo do serviço público e em horário nobre. Mais valia recuarem o "Prós & Contras" para as 21h30, evitando que o programa de debate resvale todas as semanas para perto das 2 da manhã, um horário mais próprio para sonâmbulos.

Criminosos à solta

Se nos próximos dias der de caras com um criminoso mediático, não se admire. Violadores, homicidas, ladrões de bancos e corruptos de primeira água, começam a ficar à solta, agora que as portas das celas se abrem de par em par, devido a um código de processo penal, no mínimo aberrante. O Governo diz que é tudo "alarmismo" causado pelas corporações. Sócrates não comenta e fugiu da pergunta incómoda. Motivo: estava em Washington. É por estas e por outras que, por muitas explicações que os "iluminados" juristas nos dêem sobre o caso do sargento Luis Gomes, não conseguimos perceber como é que o homem passou meses detido por cuidar e dar amor a uma criança. Originalidades à portuguesa.

O homem da maratona

Luanda, Rio de Janeiro, Pequim, Moscovo e...Washington. Sócrates faz esta manhã mais umas corridinhas, desta feita nos jardins do Lincoln Memorial, na capital política norte-americana. O jogging pela fresca vai anteceder a visita à Casa Branca, do PM português e responsávela pela presidência europeia, para os 50 minutos de fama a sós com Bush. Esperemos que o inglês técnico que lhe leccionaram na quase defunta Universidade Independente, lhe valha de algo, no diálogo com o cowboy. Em caso de dificuldades, faz-se como Zapatero e Aznar, pede-se um tradutor...