23 julho, 2010

«Tour» galáctico

Três galácticos do desporto e do cinema no pódio do Tour, na etapa que terminou em Bordéus. Cameron Diaz e Tom Cruise, os protagonistas do filme «Night and Day», acompanharam a antepenúltima etapa da Volta à França e subiram ao pódio com o líder e provável vencedor da prova, Alberto Contador.

«Frangos» de pré-temporada

Passos Coelho até estava a andar bem, até que trouxe à liça a questão da revisão constitucional e expôs, com maior clareza, o seu pendor liberalista. Hoje, algures no Alentejo profundo, deixou escapar uma que o torna igual ou pior que os restantes, os que lá estão e os que lhe antecederam: «Não estou preocupado com as sondagens». Está bem, abelha. Alfredo Barroso é que dizia no outro dia, num debate nocturno, que o presidente do PSD está parecido com o novo guardião do Benfica, Roberto:«em cinco jogos de preparação já deu para aí três "frangos"». Uma observação que peca por algum exagero e humor, diga-se. Certo é que Passos é ainda um líder por consolidar. E quando apresenta algo de novo, o país treme e começa a não perceber o ruído que se gera. Sócrates parece um político morto-vivo, mas ainda não deu as últimas. A determinação do «animal feroz» pode, um destes dias, levâ-lo a sair dos cuidados intensivos. Prognósticos só no fim do jogo.

Arma de arremesso

Só depois de ver a imagens é que acreditei no que lera. Hugo Chavez interrompeu umas declarações de Maradona no Palácio presidencial de Caracas para anunciar «urbi et orbi» que a Venezuela suspendia as relações bilaterais com a Colômbia, depois de Bogatá ter acusado Chavez de proteger a guerrilha das FARC. Não contesto os argumentos de Chavez, mas sim o cenário do acto, aproveitando a presença de um dos melhores jogadores da história para fazer o anúncio. Meio embaraçado, Maradona disse posteriormente que o «povo colombiano não tem culpa», mas já foi tarde. O engenho de Chavez transformou «El Pibe» em arma de arremesso. Sócrates ao pé deste ainda está no liceu.

De boa saúde à custa dos desprotegidos

Os bancos portugueses estão de boa saúde e recomendam-se. Parece que passaram com distinção nos testes de stress a que foram submetidos. O BPI, a instituição do sr. Ulrich, foi a que melhor performance obteve. Os clientes bancários, como eu e você que lê este post, que se preparem para continuar a ser esmifrados.