21 novembro, 2009

Juventude em suspenso

Esta jovem, de ar angelical, pode estar à beira de passar o resto da vida atrás das grades, caso o juiz que a julga dê provimento aos argumentos da acusação. Chama-se Amanda Knox, 22 anos, é americana, e está a ser julgada, juntamente com o seu ex-namorado, Raffaele Soleccito, em Perugia, Itália, pelo alegado homicídio violento da sua companheira de quarto, Meredith Kerchner, em 2007. O caso tem contornos sui generis. Alegadamente um jogo sexual entre estudantes, com álcool e droga à mistura, acabou mal. Um dos envolvidos já foi dado como culpado. Amanda e Soleccito conhecem o seu destino a 5 de Dezembro.

Arquive-se!

Por entender que «não existem elementos probatórios que justifiquem a instauração de procedimento criminal» contra o Primeiro-Ministro, o Procurador-Geral da República ordenou o arquivamento das escutas que envolvem Sócrates no processo «Face Oculta». Como li algures na net, existem duas Torres do Tombo em Portugal, a do Campo Grande e a da Justiça portuguesa. Ambas são um gigantesco arquivo.

A «guerra das estrelas» num cinema perto de si

Está a ser projectado como uma espécie de «guerra das estrelas» do futebol espanhol, em versão cinematográfica. É o duelo Messi versus Ronaldo, o mesmo é dizer entre o Barcelona e o Real Madrid. Joga-se domingo dia 29, em Nou Camp, e também pode ser visto em várias salas de cinema em Espanha, numa iniciativa inovadora.

A Justiça tem sentimentos

A Justiça é cega, mas tem coração. Que o diga Paulo Penedos, o jovem advogado envolvido no caso com o sucateiro Godinho. O juiz de Aveiro mostrou toda a sua generosidade ao abrir uma excepção para Penedos júnior poder passar o Natal com Penedos senior, seu pai, evitando a proibição de os arguidos se contactarem. Para a compaixão ser ainda maior, o magistrado aplicou uma módica caução de 25 mil euros ao mais novo dos Penedos. Não está mal, para quem alegadamente facturou centenas de milhares de euros com a marosca. Para finalizar, o arguido também pode continuar a deslocar-se ao estrangeiro, ao contrário do que foi requerido pelo Ministério Público. «Tem 40 anos, filhos e precisa de continuar a ganhar a vida”, justificou o advogado, Ricardo Sá Fernandes. Outro caso com todo o ar de ir direitinho para a prateleira. Ainda se acaba por descobrir que tudo afinal não passou de linhas trocadas...