30 março, 2011

Mestre de culinária

Foi ontem apresentada no El Corte Inglés a biografia de Passos Coelho, intitulada «Um homem invulgar», da autoria de Felícia Cabrita, ilustre jornalista da nossa praça, que se especializou em retratar grandes «cromos» da nossa praça, nomeadamente o Sócrates e o Capitão Roby. Conheço muito mal o putativo chefe do governo, mas ao ler o «Público» de hoje, começo a perceber quais são os principais atributos do presidente social-democrata. Miguel Relvas, seu amigo vai para três décadas, elogia os dotes culinários do ex-líder da JSD, confidenciando que o homem «faz bons papos de anjo». Está visto que quer conquistar os famélicos «tugas» pelo estômago.

Acelera em contra-mão

O jornal espanhol «ABC», de tendência monárquica, escreveu no passado domingo, na secção de «economia», uma prosa pouco doce para com o nosso primeiro-ministro demissionário. «Um antipático contra todos» é o título do escrito que casca em Sócrates de cima a baixo e que começa com uma metáfora verdadeiramente assassina: «O primeiro ministro portugues parece um condutor que avança a toda a velocidade pela auto-estrada na direcção contrária, convencido que são os outros automobilistas que estão enganados». Até a mim me doeu…

Sempre por aí

Confesso que me faz alguma urticária ver Santana Lopes, que foi primeiro-ministro há meia dúzia de anos, andar todas as noites a consumir-se nas pantalhas em declarações avulsas sobre o estado da nação. A auto-intitulada encarnação falhada de Sá Carneiro, devia remeter-se ao silêncio por uma longa temporada e dedicar-se em exclusivo ao seu escritório de advocacia. É verdade que o «sampas» cortou-lhe as vazas ao fim de pouco tempo, mas é muito fácil dizer da bancada como se deve fazer depois de ter estado dentro de campo e atirado as bolas todas para fora. É a vida, menino guerreiro!

O «complicómetro» nacional chegou ao WC

O «complicómetro» português não cessa de surpreender. Uma pessoa das minhas afinidades facebookianas imortalizou no seu IPhone esta folha existente num WC em Lisboa com os «6 mandamentos» de como os utilizadores se devem comportar no seu interior. Se alguém me quiser identificar o local onde esta raridade está afixada, faziam-me um grande favor.

Sócio, estou concentradíssimo!

Ainda não terminaram os ecos das patéticas «chinezices» de Paulo Futre. Meio país repete à exaustão, «sócio, agora não, estou concentradíssimo». Hoje, até o nosso primeiro-ministro demissionário, disse o mesmo aos jornalistas que o rodeavam, querendo saber novas políticas, argumentando estar «concentrado na cerimónia» de entronização do ex-presidente Lula a «doutor honoris causa». Futre a ministro, já!